À CNN, Barroso defende que Congresso legisle sobre redes sociais com “ponto adequado de equilíbrio”

À CNN, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, defendeu que o Congresso legisle sobre redes sociais no país, mas disse que, até lá, o Judiciário não pode se furtar a tomar decisões.

“No Brasil, o ideal é que o Congresso legisle a respeito, produzindo o ponto adequado de equilíbrio, com um mínimo de intervenção estatal sobre a manifestação do pensamento, mas impedindo o avanço da criminalidade e a incitação da violência . Até lá, o Judiciário e o Supremo Tribunal Federal não podem se furtar a decidir os litígios e as ações judiciais em que essas questões se colocam.”

O STF começa a julgar nesta quarta-feira (27) o conjunto de ações que tratam da regulamentação das redes sociais e da validade de trechos do Marco Civil da Internet. São três processos que discutem o assunto, sob as relatorias dos ministros Dias Toffoli, Luiz Fux e Edson Fachin. O julgamento vai debater as regras para funcionamento das redes sociais e o regime de responsabilidade por conteúdos postados por usuários na internet.

Barroso também disse que as plataformas digitais revolucionaram a comunicação social no mundo. “A internet e as plataformas digitais revolucionaram a comunicação social no mundo, democratizando o acesso à informação, ao conhecimento e ao espaço público.”

No entanto, o presidente do STF reafirmou que as plataformas abriram espaço para a desinformação. “Por outro lado, [as redes sociais] também abriram avenidas para a desinformação, para o ódio, as mentiras deliberadas e as teorias conspiratórias”, afirmou.

Ele comenta sobre como está essa discussão no mundo. “Em todo o mundo democrático, está se travando a discussão voltada à proteção da liberdade de expressão, sem permitir, todavia, que o mundo desabe num abismo de incivilidade que comprometa os valores democráticos e a dignidade humana. Na Europa, por exemplo, já se produziu uma regulação que busca esse ponto ideal de equilíbrio.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em À CNN, Barroso defende que Congresso legisle sobre redes sociais com “ponto adequado de equilíbrio” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Mania de Você: Luma se encanta por Rhodes e dá nova chance ao amor

Leonardo Bittencourt entrou em “Mania de Você” como Rhodes, um integrante da trupe circense de Viola (Gabz). Na trama, o personagem começa a construir...

Volta Por Cima: Tati é sequestrada após briga entre Osmar e Gerson

Osmar (Milhem Cortaz) enfrentará as consequências de desafiar Gerson (Enrique Diaz) em “Volta por Cima”. E vai deixar sua sobrinha Tati (Bia Santana) em...

Médico responsável por hidrolipo que resultou em morte se pronuncia pela 1ª vez

Na terça-feira (26/11), a morte de Paloma Lopes Alves, de 31 anos, após um procedimento estético em São Paulo, gerou grande repercussão e levantou...