Após Congresso aprovar projeto, Dino libera pagamento de emendas parlamentares

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta segunda-feira (2), liberar o pagamento de emendas parlamentares. Os repasses estavam suspensos desde agosto, por decisão do ministro, que é relator de ações que miram os recursos.

Dino aguardava a aprovação, no Congresso Nacional, de um projeto para dar mais transparência e rastreabilidade aos recursos. O texto foi aprovado pelos congressistas e sancionado, na semana passada, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Conforme o despacho de Dino, a decisão será enviada para a análise do plenário do STF. Ainda sem data definida para a votação.

A nova lei estabelece, entre outras mudanças, prioridades para obras estruturantes, nova divisão das emendas de bancada estadual e regras sobre as chamadas “emendas Pix”, que são de transferência direta.

O texto inclui a possibilidade do governo contingenciar recursos de emendas para cumprir a meta fiscal, mas impede o bloqueio da verba. A permissão, até o limite de 15%, foi reenviada ao Congresso em um dos projetos do pacote de corte de gastos.

[em atualização]

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após Congresso aprovar projeto, Dino libera pagamento de emendas parlamentares no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Fortes chuvas no Paquistão deixam mais de 300 mortos

Mais de 300 pessoas morreram no Paquistão após dois dias de chuvas intensas e inundações, disseram autoridades no sábado (16). Os esforços de resgate e...

Famosos se dividem entre festa de Marquezine e Anttónia; veja quem foi onde

A noite de sexta-feira (15) foi agitada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Enquanto Bruna Marquezine comemorava seus 30 anos na Ilha...

França vai colaborar com EUA para alcançar a paz na Ucrânia, diz Macron

É essencial continuar apoiando a Ucrânia e pressionando a Rússia, disse o presidente francês Emmanuel Macron em um comunicado neste sábado (16), após o...