Cruzeiro x Palmeiras: CBF aceita jogo com duas torcidas e “cobra” PM

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), nesta terça-feira (3), em que solicita uma reavaliação quanto à segurança da partida entre Cruzeiro e Palmeiras, pela 37ª rodada da Série A.

Até então, o jogo marcado para às 21h30 (de Brasília) desta quarta (4), no Mineirão, contará com portões fechados.

“Diante do exposto, a CBF solicita à PMMG a reavaliação de sua manifestação anteriormente emitida”, publicou a entidade no ofício enviado à PMMG. Ainda no documento, a CBF enfatiza que permite a presença de público apenas em caso de cruzeirenses e palmeirenses no Mineirão.

Isonomia

No último domingo (1º), a CBF determinou que não terá público no jogo ao ter ciência dos “severos riscos” de segurança expostos pelo MPMG e pela PMMG.

A possibilidade de torcida única também foi rechaçada pela entidade, que prezou pelo princípio da isonomia, visto que os cruzeirenses foram como visitantes ao jogo contra o Palmeiras em São Paulo.

Processo e Justiça

Tendo em vista a posição da entidade, o Governo de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais entraram com uma Ação Civil Pública Cível nessa segunda-feira (2), na 11ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, contra a CBF. Na ação, o Governo de Minas e o MPMG pedem que a CBF libere a presença apenas de torcedores do Cruzeiro.

Porém, a 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias de Belo Horizonte ainda não deu parecer sobre a petição. Em documento assinado pela juíza Cláudia Aparecida Coimbra Alves, o órgão público se declarou incapaz de julgar o mérito da Ação Civil Pública (ACP), proposta pelo Governo de Minas e pelo MPMG.

Ainda sem resposta

Itatiaia enviou a decisão da CBF para o vice-governador Mateus Simões (Novo), que tem acompanhado a situação e foi a voz do governo responsável por pedir torcida única, e para a equipe de comunicação do Governo de Minas.

A reportagem também entrou em contato com o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais, Fernando Ferreira Abreu, citado no documento da CBF. Até o momento, nenhum dos citados se manifestou sobre o assunto.

Para a partida ocorrer nos termos estabelecidos pela CBF, o Governo de Minas e a Polícia Militar de Gerais precisam acionar novamente a CBF e garantir a segurança dos torcedores de Cruzeiro e Palmeiras.

Além disso, o Estado teria que recuar da posição do vice-governador Mateus Simões, que pediu torcida única do Cruzeiro, e concordar com a CBF sobre a presença também de palmeirenses no Mineirão. Conforme a CBF, a Polícia Militar também precisa rever o posicionamento anterior.

Como a partida entre Cruzeiro e Palmeiras no 1º turno teve duas torcidas, a entidade máxima do futebol afirma que a presença apenas de torcedores cruzeirenses fere “os princípios da isonomia e equilíbrio técnico” da partida.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cruzeiro x Palmeiras: CBF aceita jogo com duas torcidas e “cobra” PM no site CNN Brasil.

Prendada: Maiara mostra novo dom e ajuda cunhada com doce libanês

Maiara, além de ser uma voz marcante da música sertaneja, mostrou que tem talento na cozinha! Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, a...

Rodrygo Goes curte dias de descanso com a namorada Bruna Rotta. Saiba destino!

Bruna Rotta usou as redes sociais, na madrugada desta quinta-feira (26/12), para contar aos seguidores seus planos para os últimos dias do ano. A...

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca e se despedem nas redes sociais

A quinta-feira (26/12) amanheceu com a triste notícia da morte de Ney Latorraca. O ator, que tratava um câncer de próstata, não resistiu e partiu em...