Entenda a cirurgia de Éder Militão, zagueiro da seleção brasileira

O zagueiro da seleção brasileira e do Real Madrid, Éder Militão, passou por uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito. A lesão ocorreu no dia 9 de novembro, durante o primeiro tempo de uma partida do clube espanhol, e deverá afastar o jogador dos gramados por aproximadamente oito meses.

Muito comum em esportes de contato, como o futebol, o dano não é o primeiro de Militão. Esta é a segunda vez que o zagueiro passa por um processo cirúrgico no joelho. Em agosto de 2023, o atleta sofreu a mesma lesão, porém no joelho esquerdo. Assim como a recente ruptura, o episódio também o deixou de fora dos gramados por sete meses.

Entenda a cirurgia

O médico ortopedista e especialista em joelho e quadril, Isaias Chaves, detalha a lesão sofrida pelo zagueiro da seleção brasileira.

“A ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo é uma lesão frequente, especialmente em esportes como o futebol. Ela ocorre quando o ligamento, responsável por estabilizar a articulação do joelho, se rompe devido a movimentos bruscos de torção ou desaceleração.”

Após 10 dias de preparação para a cirurgia, o jogador agora inicia a fisioterapia, com o objetivo de acelerar a recuperação e retornar aos gramados o quanto antes.

Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Dor de crescimento atinge até 37% das crianças. Entenda o incômodo

Durante a infância e a adolescência, o corpo passa por várias transformações. Ossos, músculos e articulações crescem em ritmos diferentes, o que pode causar...

Alerta: 54% dos brasileiros nunca foi ao dermatologista. Saiba riscos

A pele é o maior órgão do corpo e, ao mesmo tempo, um dos mais negligenciados pelos brasileiros. Uma pesquisa realizada em agosto de...

Megaoperação: imagens revelam policial ferido do Bope sendo resgatado no RJ

Ao todo quatro polícias morreram na megaoperação realizada, na última semana, no Rio de Janeiro. Ação mais letal da história do Rio de Janeiro...