Refrigerante zero ajuda a emagrecer? Nutricionistas respondem

Muitas pessoas que desejam emagrecer usam o refrigerante zero como um aliado da perda de peso. Entretanto, há nutricionistas que desaconselham o uso da bebida em dietas de emagrecimento.

O refrigerante zero de fato não tem calorias, ao contrário da bebida tradicional, que é muito rica em açúcar. A ausência do componente ajuda os usuários a manter um regime em que o corpo gaste mais calorias do que consome, promovendo a perda de peso.

Porém, os nutricionistas se dividem quanto ao uso da bebida em dietas para emagrecer. Alguns profissionais acreditam que incluir o refrigerante zero no cardápio ajuda os pacientes a fazer a transição para um modelo alimentar mais saudável.

Outros, porém, alertam que os componentes da bebida são prejudiciais a médio e longo prazo e que muitas pessoas acabam adotando o líquido de forma definitiva na dieta.

“Essa não é uma bebida que eu recomendaria, mesmo para quem quer emagrecer. Ela traz malefícios à saúde que vão além das calorias”, defende a nutricionista Cintya Bassi, coordenadora de nutrição do plano São Cristóvão Saúde.

Entre os malefícios, ela destaca a redução na absorção de nutrientes ao fazer uso da bebida e alteração da microbiota intestinal motivada pelos ácidos do refrigerante zero.

Imagem mostra refrigerante escuro com bolhas visto de perto - Metrópoles
Mesmo sem açúcar, o refrigerante zero não chega a ser um aliado do emagrecimento

As bebidas possuem uma grande quantidade de ácidos, como o ascórbico e o fosfórico. Eles têm a função de saborizar as bebidas, mas possuem capacidade corrosiva que pode desequilibrar os ácidos do sistema digestivo. O ácido fosfórico, dos refrigerantes sabor cola, ainda pode interferir no absorção de cálcio do organismo, o que diminui a oferta do nutriente no corpo.

Além disso, o grande aporte de sódio das bebidas pode induzir a um pico de pressão cardíaca e levar, no longo prazo, ao desenvolvimento de arritimia. Um estudo de março de 2024, por exemplo, indicou que beber sete latas de refrigerante zero aumentava em 20% as chances de desenvolver a grave complicação cardíaca.

Refrigerante zero como aliado

O nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, de Brasília, admite que recomenda o uso da bebida em alguns planos alimentares.

“Dentro do plano, em ocasiões especiais e eventos sociais, os refrigerantes zero não fazem mal. Eles podem até melhorar a adesão do paciente à dieta e facilitar a transição para a redução de calorias. Claro que não é uma bebida saudável, ela é muito rica em sódio e não é um alimento com qualidade nutricional, mas pode ser uma ferramenta de ajuda”, afirma o profissional.

Os nutricionistas concordam que é preciso moderar o uso de refrigerantes, mesmo nas versões zero. O ideal é substituir por bebidas mais saudáveis e de baixo teor calórico, como a água com gás e limão espremido ou água de coco.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Ataque de Israel em cafeteria deixa mais de 40 mortos na costa de Gaza

Mais de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu um café perto do porto da Cidade de Gaza, segundo o chefe...

Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes

Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, além de acompanhar uma chuva de meteoros. O...

Enem: 10 dicas para estudar nas férias sem abrir mão do descanso e do lazer

O recesso escolar de julho é uma pausa necessária. Um momento para descansar, recarregar as energias e reorganizar a mente. “Mas, se você está...