Agora: Catedral de Notre-Dame reabre após cinco anos

A histórica Catedral de Notre-Dame reabre neste sábado (7) durante uma cerimônia que conta com a presença de figuras políticas, como Donald Trump e Elon Musk.

A obra custou milhões de euros para os cofres franceses e a conclusão da restauração foi uma promessa do presidente Emmanuel Macron.

O edifício medieval de 860 anos foi meticulosamente restaurado, com uma nova torre, e as gárgulas de pedra retornando ao posto. A decoração em pedra branca e ouro fazem parte novamente da histórica catedral.

O incêndio que destruiu parte do monumento, aconteceu em abril de 2019. Após cinco anos e meio de reforma, Notre-Dame será reaberta ao público neste sábado e a primeira missa pública será celebrada no domingo (8).

Como foi o incêndio em Notre-Dame?

Às 18h20, no horário local, em 15 de abril de 2019, os primeiros alarmes de incêndio soaram na catedral histórica de Notre-Dame, em Paris.

Uma missa foi interrompida poco tempo depois e os visitantes foram retirados do local, mas não havia sinal imediato de fogo.

Pouco antes das 20h, a famosa torre da catedral caiu, enquanto milhares de parisienses assistiam horrorizados.

Só na manhã seguinte, os bombeiros puderam anunciar que o fogo havia sido extinto. Segundo as autoridades, se o incêndio durasse mais meia hora, o edifício seria totalmente destruído.

A causa das chamas não foi determinada, mas o promotor-chefe de Paris disse na época que acreditava que foi provavelmente iniciado por acidente.

Teorias incluem que o incêndio poderia ter começado por um cigarro ou uma falha elétrica, enquanto reformas que estavam em andamento na época também foram investigadas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Agora: Catedral de Notre-Dame reabre após cinco anos no site CNN Brasil.

Paciente de SP fica 17 meses curado do HIV com tratamento experimental

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgaram um avanço notável no tratamento do HIV. Um participante do estudo manteve o vírus indetectável...

Taylor Swift pode depor em caso judicial entre Blake Lively e Baldoni

O julgamento do processo movido por Blake Lively contra Justin Baldoni está marcado para outubro. Segundo o Daily Mail, a defesa do cineasta solicitou...

Charlie Kirk: crime se soma a uma série de atos violentos recentes nos EUA

O ativista conservador Charlie Kirk foi morto a tiros durante um evento na Universidade de Utah Valley nesta quarta-feira (10), em um incidente que...