Entenda o que é craniotomia, procedimento ao qual Lula foi submetido em SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia de emergência na noite de segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A intervenção médica ocorreu após Lula sentir dores de cabeça. A princípio, ele foi encaminhado à unidade do Sírio-Líbanes em Brasília, onde foi feita uma ressonância magnética.

O exame indicou uma hemorragia intracraniana devido à queda que o presidente sofreu em outubro. Lula foi então transferido para a capital paulista, onde foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu bem e o chefe do Executivo é monitorado em leito de UTI.

O que é craniotomia?

A craniotomia descompressiva é um método cirúrgico indicado para a redução imediata da pressão intracraniana em geral, diante de tumefação cerebral, hematoma subdural agudo e algumas doenças não traumáticas.

Em maio deste ano, o ator Tony Ramos, 76, passou também por um procedimento de craniotomia.

Na ocasião, o neurocirurgião e presidente do Instituto Paulistano de Neurocirugia, Pedro Deja, explicou à CNN que na craniotomia “o médico remove parte do crânio para que seja feita a sucção do hematoma”.

(Com informações de Gabriela Lodi e Gabbriela Veras, da CNN)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda o que é craniotomia, procedimento ao qual Lula foi submetido em SP no site CNN Brasil.

CEO da OpenAI alerta sobre “crise de fraudes” global devido à IA

O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirma que o mundo pode estar à beira de uma “crise de fraudes” devido à capacidade da IA...

“Três Graças” é sobre quem pega três ônibus para trabalhar, diz Aguinaldo

O autor Aguinaldo Silva deu algumas pistas sobre qual será o tom adotado por “Três Graças”, novela que sucederá “Vale Tudo” e marcará seu...

Augusto Melo sobre virar réu no caso VaideBet: “acusações são falsas”

O presidente afastado do Corinthians, Augusto Melo, reagiu à decisão da justiça de São Paulo que o tornou réu no “Caso VaideBet”. O cartola...