Série A: veja quantos clubes do Brasileirão 2025 são da LFU ou da Libra

A Série A de 2025 terá 20 clubes divididos entre os grupos LFU e Libra, que disputam o controle político e econômico do futebol brasileiro. A Liga Forte União (LFU) contará com 11 representantes, enquanto a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) terá nove equipes na elite.

A LFU perdeu força com os rebaixamentos de Atlético-GO, Cuiabá, Criciúma e Athletico-PR, mas conseguiu manter a maioria na divisão. Os clubes do grupo na próxima temporada serão Botafogo, Corinthians, Fortaleza, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Juventude e Fluminense, além dos promovidos Mirassol, Sport e Ceará.

A Libra aumentou seu número de representantes com o retorno do Santos e subirá de oito para nove clubes em 2025. Além do time paulista, o grupo terá Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória.

Na última rodada da Série A, Atlético-MG e Red Bull Bragantino evitaram o rebaixamento, garantindo mais força à Libra. O Galo venceu o Athletico-PR por 1 a 0, enquanto o Bragantino goleou o Criciúma por 5 a 1. Ambos os resultados deixaram o Athletico fora da elite e reforçaram a vantagem da LFU no pelotão de descenso.

A divisão entre LFU e Libra também reflete nas negociações de direitos de transmissão. A LFU mantém parceria com a LiveMode, detentora da CazéTV, enquanto a Libra conta com um contrato de exclusividade com a Globo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Série A: veja quantos clubes do Brasileirão 2025 são da LFU ou da Libra no site CNN Brasil.

Jim Beam suspende produção pelo aumento dos estoques de bourbon

A popular destilaria de bourbon do Kentucky, Jim Beam, planeja suspender a produção em sua destilaria principal em 1º de janeiro, de acordo com...

Todo mundo tem ou terá contato com HPV, diz especialista a Dr. Kalil

A infecção pelo HPV (papilomavírus humano) é uma das mais comuns no mundo, afetando cerca de 80% das pessoas sexualmente ativas ao longo da...

STF em recesso: Moraes assume presidência da Corte em 12 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes vai assumir a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) a partir do dia 12 de janeiro. A mudança ocorre...