Acre lança Carteira de Identidade Nacional e é o segundo estado do país a emitir o novo documento

O Acre lançou, na noite desta segunda-feira, 1°, o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O estado é pioneiro nessa modalidade de emissão do documento, além de ser a segunda unidade da federação a implantar o tipo de identificação, que possui uma série de itens de segurança e se destaca, ainda, pela praticidade.

O modelo será emitido ao público a partir desta terça-feira, 2. No Acre, a nova carteira de identidade será expedida em três versões: papel-moeda (com a primeira via gratuita), policarbonato (opcional e com custo adicional) e digital.

“A nova carteira de identidade representa, acima de tudo, cidadania. Fora isso, facilitará bastante a vida das pessoas, já que várias informações estarão inseridas em um só documento”, enfatizou o governador Gladson Cameli.

A nova versão, que utilizará o mesmo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), servirá, também, como passaporte. Todo o sistema do Instituto de Identificação do Acre já está atualizado e pronto para produzir o documento.

“É importante lembrar que o antigo modelo continua valendo por um período de dez anos. Quem possui o documento dentro da validade não precisa renovar a carteira de identidade”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel.

Tarifaço de Trump: Veja perguntas e respostas sobre taxas anunciadas

O presidente Donald Trump acaba de estabelecer novas tarifas para todos os países do mundo, consolidando sua ruptura extrema com a política comercial tradicional...

Cuidadores de hemofílicos sofrem com aplicação de remédio em casa

O Brasil possui cerca de 14 mil pessoas com hemofilia, uma doença rara causada pela falta de um dos fatores de coagulação no sangue,...

Filho de goleiro do Bayern de Munique morre aos seis anos

O goleiro Sven Ulreich, reserva de Manuel Neuer no Bayern de Munique, anunciou nesta sexta-feira (1º/8) a morte de seu filho de seis anos....