Coreia do Sul: Líder do partido no poder diz que está renunciando

O líder do partido governante da Coreia do Sul, Han Dong-hoon, disse nesta segunda-feira (16) que estava renunciando dois dias após o parlamento aprovar o voto de impeachment do presidente Yoon Suk Yeol.

Yoon sofreu impeachment em uma segunda votação pelo parlamento liderado pela oposição da Coreia do Sul por sua tentativa de impor a lei marcial, o que chocou a nação.

Apesar da reação negativa do partido sobre seus pedidos de impeachment do presidente Yoon, Han disse que não se arrependeu de fazê-lo.

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul começará nesta segunda-feira a revisar o impeachment de Yoon por sua tentativa de decretar lei marcial em 3 de dezembro. O tribunal tem até seis meses para decidir se remove Yoon do cargo ou o reintegra.

Investigação criminal do presidente

O presidente sul-coreano afastado do cargo, Yoon Suk Yeol, não atendeu a uma intimação no domingo (15), informou a agência de notícias Yonhap. Os promotores planejam emitir outra ordem enquanto investigam seu breve decreto de Lei Marcial.

Yoon e vários altos funcionários enfrentam investigação criminal por possíveis acusações de insurreição, abuso de autoridade e obstrução do exercício de direitos pelas pessoas.

Os promotores solicitaram mandados de prisão no domingo (15) para altos oficiais militares, incluindo o chefe do Comando de Guerra Especial do Exército e o chefe do comando de defesa da capital, informou a Yonhap.

Separadamente, a polícia disse que cerca de 1.500 soldados foram mobilizados quando Yoon declarou Lei Marcial em 3 de dezembro.

Saiba o que é Lei Marcial, medida decretada na Coreia do Sul

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coreia do Sul: Líder do partido no poder diz que está renunciando no site CNN Brasil.

China anuncia exercícios militares nos arredores de Taiwan

O exército chinês anunciou a mobilização de unidades do exército da marinha, da força aérea e de mísseis ao redor de Taiwan em grandes...

Incêndio em lar de idosos deixa 16 mortos na Indonésia

Um incêndio em um lar de idosos matou 16 pessoas na cidade de Manado, na ilha de Sulawesi, Indonésia, segundo um oficial da polícia...

Descarrilamento de trem deixa ao menos 13 mortos no México

Ao menos 13 pessoas morreram e 98 ficaram feridas aós o descarrilamento de um trem interoceânico com 250 pessoas abordo neste domingo (28), no...