Vírus do HPV pode ser transmitido na academia? Conheça os riscos

Você higieniza os equipamentos da academia antes e depois de usá-los ou este hábito se perdeu depois da pandemia de Covid-19? Um vídeo que circula nas redes sociais tem chamado atenção dos usuários ao sugerir que o papilomavírus humano (HPV) pode ser transmitido entre os praticantes de spinning. Mas será que isso é verdade?

O HPV está associado ao desenvolvimento de quase todos os tipos de câncer de colo de útero e outros tumores em homens e mulheres. Embora o contato pele a pele seja a principal e mais importante forma de transmissão do vírus, médicas ouvidas pelo Metrópoles explicam que existe a possibilidade de transmissão de forma indireta, por meio de objetos.

“A forma mais frequente de transmissão do HPV é por meio da relação sexual, que é um momento de maior intimidade. Mas a transmissão de forma indireta também existe”, afirma a infectologista Joana D’Arc Gonçalves.

De acordo com a médica, o vírus do HPV é mais estável em ambiente úmido e em uma temperatura entre 4° C e 37° C. O tempo que ele permanece ativo em superfície ainda é controverso: alguns estudos falam de dias a meses, a depender das condições.

A infectologista Raquel Stucchi, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), ressalta que sentar nos bancos das máquinas de musculação ou do spinning e compatilhar toalhas não é uma via tão importante de transmissão como o sexo com contato entre mucosas (vaginal, anal ou oral).

Segundo Raquel, a pele por si só não é um bom meio para o vírus se fixar. “Se é possível pegar HPV na academia? É bem infrequente, mas pode acontecer. A forma de transmissão normalmente é um contato mais próximo, a mucosa onde está a lesão com o HPV entrando em contato com uma outra mucosa”, detalha Raquel.

3 imagens

Sintomas podem ser silenciosos e melhor forma de prevenção do HPV é evitar o contágio e usar a vacina

HPV: 1 a cada 3 homens está infectado, diz estudo
1 de 3

HPV – A infecção por papilomavírus humano (HPV) é uma das mais incidentes e pode ser prevenida com vacina. Ela leva ao aparecimento de lesões na pele dos órgãos genitais de homens e mulheres. A textura dessas alterações pode ser suave ou rugosa, com coloração que varia de acordo com o tom de pele. Elas não causam dor, mas são contagiosas

Getty Images

2 de 3

Sintomas podem ser silenciosos e melhor forma de prevenção do HPV é evitar o contágio e usar a vacina

Getty Images

3 de 3

HPV: 1 a cada 3 homens está infectado, diz estudo

Getty Images

Como se proteger do HPV na academia

A limpeza dos equipamentos vai além de tirar o suor do último usuário, mas evita também a transmissão de vírus, bactérias e fungos.

De acordo com a infectologista, a higienização dos equipamentos da academia com álcool em gel não consegue eliminar alguns dos vírus, entre eles o HPV. Por isso, é importante apostar em mais barreiras para evitar a transmissão e infecção do vírus.

“Tanto a calcinha como os absorventes diários, mais fininhos, diminuem o risco de contato do vírus que pode estar no aparelho para a região genital”, aconselha.

Vacinar-se contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção. Ela é distribuída de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos com idades de 9 a 14 anos, com esquema de dose única, e também pode ser obtida em laboratórios privados pelo público em geral.

“Quem paga a academia deve fazer o investimento também para se vacinar contra o HPV”, aconselha Raquel.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!



Fonte: Metrópoles

RJ: levantamento diz que a polícia prende 1 fuzil a cada 10 horas

O ISP (Instituto de Segurança Pública) divulgou, nesta sexta-feira (19), uma pesquisa sobre a produtividade policial do Rio de Janeiro. Entre janeiro e novembro...

Musk recebe remuneração de US$ 139 bi de 2018 após batalha judicial

A Suprema Corte de Delaware restabeleceu um pacote salarial concedido ao CEO da Tesla, Elon Musk, em 2018, que havia sido anulado duas vezes...

Bolsonaro deve passar por cirurgia no domingo (21) ou na segunda-feira (22)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (19) a realização da cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A...