Será necessário ajuste fiscal até 2027, diz Mansueto ao WW

O pacote fiscal anunciado pelo governo federal no final de novembro não caiu no gosto do mercado. Para Mansueto Almeida, no pior dos casos o anúncio teria sido neutro.

O economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional, porém, reforça, em entrevista ao WW desta quarta-feira (18), que as medidas vieram aquém do esperado, e desde então o mercado piorou todos os dias.

A gestão Lula recebeu de Bolsonaro uma dívida de valor equivalente a 72% do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas de um país. Mansueto aponta estimativas de que, ao final deste mandato, o rombo possa ficar entre 85% e 86% do PIB.

Desse modo, o ex-Tesouro afirmou que o país caminha “inevitavelmente para um ajuste fiscal robusto na virada deste governo para o próximo”.

“O problema macroeconômico que temos é toda a incerteza em relação ao fiscal e a falta de consenso sobre o que fazer”, disse o economista-chefe do BTG, indicando que o ajuste pode seguir por dois caminhos: aumento de receita ou, preferencialmente, controle de despesa.

“Quanto antes fizer o ajuste, menor vai ser o custo lá na frente. Se adiar muito o ajuste e chegar no fim do governo com a dívida elevadíssima, vai ter que ter um ajuste fiscal forte em 2027”, concluiu Mansueto.

Ele reforça que algumas medidas apresentadas no pacote fiscal foram na direção certa, mas que elas por si só não seriam suficientes para estabilizar a dívida. O economista defende que ainda falta clareza nesse sentido e que, caso Lula busque a reeleição em 2026, precisará endereçar a questão com eficiência.

“Eu espero que os assessores expliquem o seguinte: se não melhorar o fiscal, aumenta a inflação, e inflação alta tira popularidade. Podemos ter uma inflação muito alta e prejudicar a aprovação do governo; e a melhor forma para ser aprovado e eleito é trazer estabilidade”, pontuou.

Veja os 5 sinais de que as contas públicas do Brasil estão em risco

Este conteúdo foi originalmente publicado em Será necessário ajuste fiscal até 2027, diz Mansueto ao WW no site CNN Brasil.

Jimmy Swaggart, televangelista americano, morre aos 90 anos

Jimmy Swaggart, um dos televangelistas mais influentes dos Estados Unidos na década de 1980, morreu aos 90 anos. O Ministério Jimmy Swaggart confirmou a morte...

Alvo de Textor, Roberto Mancini menciona Botafogo em publicação enigmática

Livre no mercado desde outubro, Roberto Mancini mencionou o Botafogo em uma publicação enigmática nas redes sociais nesta terça (1º). O técnico italiano, que...

Lesionado, Endrick vê “concorrente” brilhar no Mundial pelo Real Madrid

O jovem atacante Endrick, que está fora do Mundial de Clubes, vê surgir mais uma “ameaça” para a sua posição. Gonzalo García, atacante formado...