Retrospectiva: 2024 foi marcado por homenagens aos 30 anos sem Senna

O ano de 2024 foi marcado, além das Olimpíadas de Paris, pelos 30 anos da morte de Ayrton Senna, tricampeão da Fórmula 1. A lenda brasileira do automobilismo morreu em maio de 1994 quando corria no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. Contudo, o legado de determinação perpetua mesmo depois de três décadas do acidente na Curva Tamburello.

As homenagens a Senna duraram do início ao fim do ano. O Grande Prêmio Histórico de Mônaco, evento que ocorre a cada dois anos, contou com homenagem especial ao brasileiro. Ele é considerado o Rei de Mônaco por ter vencido no circuito seis vezes.

Como forma de tributo ao piloto brasileiro, que morreu em 1994, a McLaren se apresentou no evento com o modelo MP4/5B, carro do brasileiro no título da temporada de 1990 na Fórmula 1. Ele foi pilotado por Bruno Senna, sobrinho do tricampeão da F1.

7 imagens

Ele foi campeão em 1988, 1990 e 1991

O acidente dele ocorreu em ìmola, na Itália
Ele começou sua carreira na F1 pela Toleman
Senna é ídolo de Lewis Hamilton
Senna já correu pela McLaren
1 de 7

Senna correu pela Williams

Rondeau/Allsport

2 de 7

Ele foi campeão em 1988, 1990 e 1991

Jean-Marc LOUBAT/Gamma-Rapho via Getty Images

3 de 7

O acidente dele ocorreu em ìmola, na Itália

Alberto Pizzoli/Sygma/Sygma via Getty Images

4 de 7

Ele começou sua carreira na F1 pela Toleman

Paul-Henri Cahier/Getty Images

5 de 7

Senna é ídolo de Lewis Hamilton

Mark Thompson/Getty Images

6 de 7

Senna já correu pela McLaren

Sutton/Getty Images

7 de 7

Ele triunfou em 41 corridas de F1

Pascal Rondeau/Allsport/Getty Images

No GP da Emília-Romanha em Ímola deste ano, os fãs e pilotos da F1 se juntaram ao redor da estátua de Ayrton Senna. O tributo contou com um minuto de silêncio, flores e uma faixa de campeão.

No GP do Brasil, a MP4/5B de do tricampeão voltou a desfilar. Na ocasião, o heptacampeão Lewis Hamilton guiou a McLaren e imitou o gesto de levantar a bandeira do Brasil, como o ídolo fazia.

Senna herói

O tricampeão foi homenageado ainda em uma série de plataforma de streaming que leva seu nome. Um oportunidade de apresentar Senna pode a uma nova geração, que não teve a oportunidade de vê-lo correr.



Fonte: Metrópoles

STJD aplica suspensão preventiva a Miguelito, acusado de injúria racial

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu, de forma preventiva, nesta terça-feira (6), o meia Miguelito, do América. Ele foi acusado pelo atacante Allano, do Operário-PR,...

Alckmin reforça exclusão de energia e alimentos do cálculo da Selic

Na véspera da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que deve aumentar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, o vice-presidente...

Médico que matou namorada de 15 anos brinca com arma dias antes de morte

Em um vídeo obtido pela CNN, o médico Bruno Felisberto, de 29 anos, preso por suspeita de matar a namorada, de 15, brinca com...