O Jubileu 2025, conhecido também como “Ano Santo”, é inaugurado pelo Papa Francisco nesta terça-feira (24/12) com a cerimônia de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O evento, que acontece a cada 25 anos, se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2026 e deverá atrair mais de 30 milhões de peregrinos à Roma.
A tradição católica afirma que os fiéis que visitarem as Basílicas Papais durante o Jubileu podem conseguir a “indulgência plenária”, ou seja, o perdão dos pecados e a reconciliação. Para isso, é necessário cumprir práticas como confissão, visita a um lugar sagrado ou atos de caridade.
Veja as fotos
Um momento aguardado desta terça-feira (24/12) é a tradicional Missa de Natal celebrada pelo Papa, seguida da bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo). Nela, o pontífice passa mensagens de paz e harmonia. É possível que, neste ano, ele faça pedidos pelo cessar-fogo no Oriente Médio, especialmente após suas recentes críticas aos bombardeios na Faixa de Gaza.
Conforme informações do Vaticano, além da Basílica de São Pedro, o Papa Francisco reabrirá as Portas Santas de outras três importantes basílicas romanas: São João de Latrão, no dia 29 de dezembro; Santa Maria Maior, no 1º de janeiro; e São Paulo Fora dos Muros, no dia 5 de janeiro.
A programação do “Ano Santo” inclui diferentes eventos, como encontros internacionais e ecumênicos pela paz, com participação de representantes de diversas religiões.
Em seu perfil no X, o Papa Francisco escreveu uma mensagem de paz na manhã desta terça-feira (24/12) de Natal: “A Porta Santa que se abre, na noite de #Natal, é o convite para realizar uma passagem, uma Páscoa de renovação, para entrar naquela vida nova que nos é oferecida pelo encontro com Cristo. #Jubileu2025”.
Fonte: Portal LEODIAS