Rússia frustra planos ucranianos para matar oficiais do alto escalão da Defesa

O Serviço de Segurança Federal (FSB) da Rússia disse nesta quinta-feira (26) que havia frustrado várias conspirações dos serviços de inteligência ucranianos para matar oficiais russos de alto escalão e suas famílias em Moscou usando bombas disfarçadas como baterias portáteis ou pastas de documentos.

O Serviço de inteligência da SBU da Ucrânia matou o Tenente-General Kirillov, chefe das Tropas de Proteção Nuclear, Biológica e Química da Rússia, em 17 de dezembro, em Moscou, fora do seu prédio de apartamentos, detonando uma bomba ligada a um patinete elétrico.

Uma fonte da SBU confirmou à Reuters que a agência de inteligência ucraniana estava por trás do ataque. A Rússia disse que o assassinato foi um ataque terrorista de Kiev e prometeu vingança.

“O Serviço de Segurança Federal da Federação Russa impediu uma série de tentativas de assassinato contra militares de alto escalão do Ministério da Defesa”, disse a FSB.

“Quatro cidadãos russos envolvidos na preparação destes ataques foram detidos.”

O FSB, principal sucessor do KGB da era soviética, disse que os cidadãos russos foram recrutados pelos serviços de inteligência ucranianos.

Um dos homens recuperou uma bomba disfarçada de bateria portátil em Moscou que deveria ser anexada como ímãs ao carro de um dos principais funcionários do ministério da defesa, disse a FSB.

Outro russo foi encarregado de reconhecimento de altos oficiais da defesa russa. Um plano envolveu a entrega de uma bomba disfarçada como pasta de documentos, disse o FSB.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia frustra planos ucranianos para matar oficiais do alto escalão da Defesa no site CNN Brasil.

Adolescente apreendido que estava na casa de Oruam é liberado, diz defesa

O adolescente que foi alvo de uma operação na casa do rapper Oruam, na noite da última segunda-feira (21), foi liberado pela Polícia Civil...

Liverpool usará patch em homenagem a Diogo Jota

Os jogadores do Liverpool usarão o patch “Para sempre 20” em camisas e jaquetas nesta temporada da Premier League em memória ao atacante Diogo...

PM da Rota é indiciado por homicídio com dolo eventual por matar policial

O policial militar da ROTA Marcus Augusto Costa Mendes foi indiciado por homicídio com dolo eventual pela morte do policial civil Rafael Barreto, em...