Maioria do parlamento sul-coreano aprova impeachment do presidente interino

A maioria do parlamento da Coreia do Sul votou nesta sexta-feira (27) a favor do impeachment do presidente interino, Han Duck-soo.

O primeiro-ministro Han tem sido presidente interino desde que o presidente Yoon Suk Yeol sofreu impeachment neste mês após imposição da lei marcial em 3 de dezembro e a suspensão dos seus poderes presidenciais.

Após o impeachment de Han, o ministro das Finanças Choi Sang-mok é o próximo na linha para assumir a presidência em exercício, de acordo com a lei sul-coreana.

Cerca de 192 dos 300 legisladores votaram para impedir Han no parlamento.

O principal partido da oposição, o Partido Democrático (DP), que controla o parlamento, decidiu impedi-lo depois de ele não ter nomeado imediatamente três juízes para preencher as vagas no Tribunal Constitucional.

O parlamento controlado pelo Partido Democrata apoiou três candidatos na quinta-feira (26), mas Han disse que não os nomearia formalmente a menos que houvesse um acordo bipartidário sobre as nomeações.

Houve desacordo entre os partidos no poder e na oposição e alguns estudiosos constitucionais sobre se uma maioria simples ou um voto de dois terços é necessário para o impeachment do presidente interino.

No entanto, o presidente do parlamento Woo Won-shik, que é do DP, disse que apenas uma maioria simples era necessária para aprovar a medida.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Maioria do parlamento sul-coreano aprova impeachment do presidente interino no site CNN Brasil.

Tetetas Grupo Teatral apresenta “Sal, Pimenta, Alho e Nos Moscada”, nos dias 26 e 27, na Usina de Arte João Donato

O premiado coletivo Tetetas Grupo Teatral está de volta aos palcos de Rio Branco com a peça Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada, nos...

Prisão de Collor por ordem de Alexandre de Moraes reforça temor de aliados de Bolsonaro

A decisão de Alexandre de Moraes que determinou na última quinta-feira (24) a prisão imediata do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor, reforçou o temor de aliados de Jair...

Deputado Afonso Fernandes representa Amazônia Legal na UNALE e defende ações concretas para a COP 30

O deputado estadual Afonso Fernandes (Solidariedade-AC), que também exerce o cargo de primeiro secretário do Parlamento Amazônico, participou nesta terça-feira (23) da Terceira Reunião...