Bolsonaro pode perder já no 1º turno se mantiver crescimento ‘lento’ nas pesquisas, dizem aliados

A equipe de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, buscou desqualificar publicamente a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18). Aliados do presidente, porém, avaliaram ao blog que Bolsonaro reage “muito lentamente” nas pesquisas e corre o risco de perder já no primeiro turno se mantiver esse ritmo “lento” de crescimento.

O levantamento mostrou que Lula tem 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 32%. Pela pesquisa, existe a possibilidade de vitória de Lula ainda no primeiro turno. Isso porque o petista tem, segundo o levantamento, 51% dos votos válidos.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada em julho, Lula aparecia com os mesmos 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparecia com 29%. E no levantamento anterior, divulgado em junho, Lula também tinha 47%, e Bolsonaro, 28%.

Para aliados de Bolsonaro, o presidente precisa reagir “mais rapidamente” se quiser evitar uma vitória de Lula já no primeiro turno. Ou seja, para interlocutores do presidente, o desafio de Bolsonaro agora é garantir que haja segundo turno.

Bolsonaro até tem subido nas pesquisas, mas em ritmo insuficiente para se aproximar de Lula. A equipe do atual presidente da República calculava que haveria empate em junho, depois passou a previsão para julho, depois para agosto e, até agora, isso não aconteceu. A diferença, mostrou o Datafolha, ainda que tenha diminuído nos últimos meses, ainda é de 15 pontos percentuais.

Auxílio Brasil

A equipe do presidente reforça que, além disso, Bolsonaro não subiu onde era esperado pelo governo: o público que recebe o Auxílio Brasil.

Às vésperas das eleições, o governo subiu de R$ 400 para R$ 600 o valor do Auxílio Brasil. O aumento é temporário e acaba em dezembro deste ano.

Na faixa de renda até dois salários mínimos, o ex-presidente Lula oscilou positivamente, saindo de 54% para 55%, enquanto Bolsonaro ficou estabilizado em 23%.

Ou seja, os eleitores que ganham o Auxílio Brasil ainda não estão rendendo votos para o presidente.

Bolsonaro acabou crescendo no eleitorado que ganha de dois a cinco salários mínimos, saltando de 34% para 41%, enquanto Lula caiu de 40% para 38%. Entre quem ganha cinco a dez salários mínimos, Bolsonaro também subiu, de 44% para 47%, enquanto Lula ficou estável em 34%.

G1

PM pede medida protetiva contra pai de estudante de medicina morto em SP

Bruno Carvalho do Prado e Guilherme Augusto Macedo, policiais militares envolvidos na morte do estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas, pediram medidas cautelares contra...

Motoboy sofre tentativa de homicídio ao fazer entrega em Minas Gerais

Um jovem de 19 anos, que trabalha como motoboy fazendo entregas para uma hamburgueria em Governador Valadares, em Minas Gerais, sofreu uma tentativa de...

Parlamentares dos EUA apoiam Brasil, mas pedem bloqueio a petróleo russo

Os parlamentares norte-americanos que se reuniram na terça-feira (29) com senadores brasileiros nos Estados Unidos sinalizaram apoio à revisão das tarifas de 50%. Em...