Futebol brasileiro 2024: Cariocas faturam principais títulos e Nordeste ganha destaque

Com a eliminação do Glorioso no Intercontinental, em 11 de dezembro, a temporada do futebol brasileiro chegou ao fim. Em 2024, foi a primeira vez que clubes da mesma cidade venceram os principais títulos da temporada, com os cariocas Botafogo, Flamengo e Fluminense. O Nordeste também se destacou e quebrou tabus com Bahia e Fortaleza. 

Para definir a temporada de 2024 do futebol brasileiro, vários adjetivos podem ser usados, mas tem um que se destaca: intensidade. A disputa pelo título brasileiro se arrastou até a última rodada, bem como a luta contra o rebaixamento, decidida entre quatro clubes nos momentos finais do campeonato e em meio a tudo isso, os clubes ainda conviveram com o calendário apertado que precisou ser modificado por conta das enchentes no Rio Grande do Sul

No cenário internacional, os brasileiros estiveram presentes em todas as finais dos três torneios sul-americanos – Recopa, Libertadores e Copa Sul-Americana -, faturando dois títulos.

Veja as fotos

John Textor junto a taça do Brasileirão de 2024 (Victor Silva/Botafogo)
John Textor junto a taça do Brasileirão de 2024 (Victor Silva/Botafogo)
Botafogo foi campeão da Libertadores em 2024 e garantiu vaga para o Intercontinental e pro Mundial de Clubes de 2025 (Antonio Lacerda/EFE)
Botafogo foi campeão da Libertadores em 2024 e garantiu vaga para o Intercontinental e pro Mundial de Clubes de 2025 (Antonio Lacerda/EFE)
Gabigol ao lado de companheiros de Flamengo comemorando o título da Copa do Brasil (Reprodução)
Gabigol ao lado de companheiros de Flamengo comemorando o título da Copa do Brasil (Reprodução)
Fluminense foi campeão da Recopa Sul-Americana (Lucas Merçon/Fluminense)
Fluminense foi campeão da Recopa Sul-Americana (Lucas Merçon/Fluminense)
Fortaleza faturou a Copa do Nordeste e fez uma campanha brilhante no Brasileirão (Divulgação/Fortaleza)
Fortaleza faturou a Copa do Nordeste e fez uma campanha brilhante no Brasileirão (Divulgação/Fortaleza)
O Bahia, impulsionado por investimentos do Grupo CIty, conseguiu a classificação para a Libertadores (MB Media/Getty Images)
O Bahia, impulsionado por investimentos do Grupo CIty, conseguiu a classificação para a Libertadores (MB Media/Getty Images)

Cariocas no topo

Os clubes da cidade do Rio de Janeiro conquistaram as principais taças. O Fluminense, campeão da Libertadores no ano passado, faturou a Recopa Sul-Americana sobre a LDU, do Equador. O Botafogo repetiu o Santos de Pelé e o Flamengo de Jorge Jesus, conquistando Libertadores e Brasileirão. Já o Flamengo levou a Copa do Brasil

O título mais importante que faltou aos times do Rio de Janeiro em 2024 foi o que nenhum carioca disputou: a Copa Sul-Americana, conquistada pelo Racing (ARG) e que teve o Cruzeiro como vice.

É a primeira vez que clubes da mesma cidade conseguem dominar o cenário nacional e internacional de títulos. Minas Gerais, por uma vez, e São Paulo, por duas vezes, chegaram perto de alcançar tal feito, mas não conseguiram.

A fase boa do futebol carioca também chegou a outros clubes fora dos “quatro grandes”. Na terceira divisão, o Volta Redonda conquistou o título e recolocou um “pequeno” do Rio na Série B depois de nove anos.

Apesar das taças conquistadas, vale destacar que nem tudo foi comemoração para os cariocas. O Fluminense, mesmo com o título da Recopa, teve um Brasileirão desastroso, escapando do descenso apenas na última rodada. O Vasco variou entre a luta contra o rebaixamento e o sonho da classificação para a Libertadores, e no final terminou exatamente no meio da tabela, em 10º colocado – tanto o Cruzmaltino, como o tricolor, se classificaram para a Copa Sul-Americana.

Nordeste em evidência

Em 2024, o Nordeste chutou a porta e impulsionou de vez uma “despolarização” do futebol brasileiro, se colocando entre os clubes do Sul/Sudeste. O Fortaleza foi o destaque, ficando com o 4º lugar no Brasileirão, em uma campanha que se tornou a melhor da história da região nos pontos corridos – o “Laion” chegou até a antepenúltima rodada com chances de título.

O Bahia foi impulsionado pelo investimento do Grupo City, contratando nomes de destaque como Everton Ribeiro, que levaram o time à classificação para a Libertadores. Com isso, o Nordeste terá dois representantes no principal torneio sul-americano pela primeira vez na história.

A região também terá um representante na Copa Sul-Americana. O Vitória conseguiu não só a manutenção na Série A do Brasileirão, como a classificação para a segunda competição mais importante do continente. Além disso, o clube baiano também teve o artilheiro da competição, com Alerrandro (15 gols) dividindo a liderança com Yuri Alberto.

Por falar em artilharia, o Nordeste dominou não só a Série A do Brasileirão, mas todas as divisões do futebol brasileiro. Na segunda divisão, Erick Pulga, do Ceará, liderou com 13 gols; Paulo Sérgio, do Náutico, marcou 10 gols e dividiu a artilharia da Série C com Kayke, do São Bernardo. Na Série D, Thiaguinho, do Treze da Paraíba, foi o artilheiro também com 10 gols.

No Brasileirão de 2025, os nordestinos terão o recorde de representantes de sua história, com Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória. O número supera a região Sul pela primeira vez no Brasileirão de pontos corridos. 

Centro-Sul perde força

O Centro-Oeste foi quem mais desapontou em 2024. O Cuiabá, clube que nunca havia sido rebaixado, ficou na lanterna do Brasileirão e irá disputar a Série B em 2025. O Atlético-GO ficou uma posição acima do Dourado e também caiu. Com isso, a região não terá representantes na Série A pela primeira vez em sete anos.

O Sul também perdeu força com dois representantes rebaixados – Criciúma e Athletico-PR. Depois de 34 anos, o Paraná não terá um representante na Série A do Brasileirão e os três clubes que vão representar a região são todos do Rio Grande do Sul – Grêmio, Internacional e Juventude.

Nas outras divisões, a região também perdeu força. Não houve acessos entre clubes do Centro-Oeste e do Sul nas Série A, B e C. Anápolis, do Goiás, e Maringá, do Paraná, foram os dois clubes entre as duas regiões que conseguiram acesso, na quarta divisão.

Em contrapartida, todas as divisões tiveram representantes rebaixados contabilizando Sul e Centro-Oeste. Além de Criciúma (SC) e Athletico (PR) na elite nacional, o Brusque (SC) caiu na segundona e na Série C, Aparecidense (GO) e São José (RS) também caíram.

Veja quem conquistou os principais títulos em 2024

  • Brasileirão: Botafogo
  • Copa do Brasil: Flamengo
  • Série B: Santos
  • Série C: Volta Redonda 
  • Série D: Retrô (PE)
  • Copa do Brasil: Botafogo
  • Supercopa do Brasil: São Paulo
  • Copa do Nordeste: Fortaleza
  • Copa Verde: Paysandu
  • Libertadores: Botafogo
  • Sul-Americana: Racing (ARG)
  • Recopa Sul-Americana: Fluminense

Veja quem conquistou vagas nas principais competições internacionais

  • Libertadores: Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional e São Paulo (fase de grupos); Corinthians e Bahia (pré-Libertadores)
  • Sul-Americana: Cruzeiro, Vasco, Vitória, Atlético-MG, Fluminense e Grêmio
  • Recopa Sul-Americana: Botafogo

Veja quem caiu e quem subiu de divisão

CAIU

  • Série A: Athletico (PR), Criciúma, Atlético (GO) e Cuiabá
  • Série B: Ponte Preta, Ituano, Brusque e Guarani
  • Série C: Sampaio Corrêa, Aparecidense, Ferroviário (CE) e São José (RS)

SUBIU

  • Série B: Santos, Mirassol, Sport e Ceará
  • Série C: Volta Redonda, Athletic (MG), Remo e Ferroviária (SP)
  • Série D: Retrô (PE), Anápolis, Itabaiana e Maringá



Fonte: Portal LEODIAS

Bragantino volta a reforçar o ataque e anuncia jogador revelado pelo Palmeiras

De olho em um 2025 de sucesso, o RB Bragantino anunciou, neste sábado (5), a contratação do atacante Fernando, que estava no Red Bull Salzburg-AUS, clube que...

Justiça manda PF investigar soldado de Israel que está no Brasil

A Justiça Federal determinou uma investigação contra um soldado de Israel, que está atualmente em solo brasileiro, por supostos crimes de guerra praticados na...

Liverpool faz oferta milionária para tentar segurar lateral Alexander-Arnold

O Liverpool decidiu abrir os cofres para garantir a permanência de Trent Alexander-Arnold no elenco e apresentou uma proposta milionária de renovação de contrato...