Covid: Aprovado o envio emergencial de 15 mil doses da vacina, e secretário orienta população

Para enfrentar o aumento de casos de covid-19 e prevenir quadros graves, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), solicitou ao Ministério da Saúde (MS) o envio emergencial de 15 mil doses de vacinas. A autorização para o envio foi confirmada na tarde desta segunda-feira, 30. O lote deve chegar ao estado em breve, sem data exata definida.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, destacou a importância da vacinação. “A vacina não impede que a pessoa contraia a covid-19, mas reduz significativamente a chance de desenvolver sintomas graves ou evoluir para óbito”, disse

Quiles alertou que o aumento de casos nesta época do ano é esperado devido ao período de chuvas, que favorece a disseminação de doenças respiratórias, e reforçou a necessidade de adesão à vacinação.  “O cenário atual é reflexo da baixa cobertura vacinal nos últimos meses. Precisamos buscar a vacinação antes que o número de casos se torne alarmante”, alertou.

A coordenadora também enfatizou a prioridade dos grupos de risco, como idosos, gestantes, crianças, indígenas e pessoas com comorbidades, que devem manter o esquema vacinal atualizado para reduzir o risco de complicações graves.

Cuidados nas festas de fim de ano: como prevenir a Covid-19 e outras doenças respiratórias

O período de festas e confraternizações de final de ano, com encontros frequentes entre familiares e amigos, aumenta a exposição aos vírus respiratórios, como a Covid-19 e a influenza. Diante disso, o governo do Acre reforça a necessidade de cuidados preventivos, especialmente para proteger os grupos mais vulneráveis.

Entre esses grupos estão pessoas com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão), gestantes, idosos, imunodeprimidos, fumantes e crianças menores de 5 anos.

Segundo o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, a vacinação continua sendo a principal aliada. “Embora tenhamos mais experiência no enfrentamento à covid-19, é fundamental mantermos as medidas preventivas e priorizarmos a vacinação nesta época do ano”, enfatizou.

Onde buscar ajuda em casos de sintomas?

Para sintomas leves ou moderados, a recomendação é procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em Rio Branco, a UPA do Segundo Distrito é referência para atendimento de casos suspeitos de covid-19. Testes estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBSs) para toda a população.

Medidas preventivas reforçadas pela Sesacre:

 • Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel;

• Evitar aglomerações em ambientes fechados;

• Usar máscaras em locais de maior risco de transmissão;

• Manter a vacinação contra covid-19 e outras doenças respiratórias em dia.

 

Roupa Nova é a prova de que talento se sustenta sem se render a modismos

Não importa a sua idade: em algum momento da vida você já escutou uma música do Roupa Nova. Exatamente agora enquanto escrevo esse texto,...

Roupa Nova encerra turnê de 40 Anos com dois shows na Vibra São Paulo

Nos dias 24 e 25 de janeiro, o grupo Roupa Nova se apresenta na Vibra São Paulo, marcando o encerramento de sua turnê...

Rafa Kalimann e Nattan aproveitam voo para Portugal com skin care de casal: “Ele amou”

A influenciadora Rafa Kalimann  e o cantor Nattan embarcaram em uma viagem romântica para Portugal, onde chegaram nesta segunda-feira (6). Durante o voo, o...