Por dólar alto, varejo deve subir preços em janeiro e gera “alerta” de inflação

O mês de janeiro deve vir acompanhado de alta de preços no varejo. A indústria de bens de consumo, fornecedora de produtos, reforçou a pressão sobre o setor nos últimos meses por reajustes, enquanto a valorização do dólar elevou seus gastos com insumos importados e favoreceu suas exportações.

A CNN mostrou em dezembro que representantes do varejo não avaliavam ser possível suportar esta pressão. Assim, há um “alerta” de inflação mais alta em breve, com o reajuste dos preços de fornecedores repassados, seja integralmente ou parcialmente, para o consumidor final.


Ilustração mostra relação do impacto do dólar em preço de produtos
Arte: CNN Brasil

O varejo já admitia reajustar preços no final de 2024 enquanto o dólar escalava. Não houve alta, na avaliação de representantes do setor, porque estoques e ofertas de fim de ano — especialmente de olho nas compras de natal — já estavam preparados.

Há relatos de pedidos de renegociação por uma série de fornecedores que compram insumos do exterior: empresas de alimentos, higiene e limpeza, eletrodomésticos, entre outros.

A maior pressão no momento vem do setor de higiene e limpeza, que depende de componentes químicos derivados do petróleo, geralmente importados e cotados em dólar.

Além de elevar o custo para a importação de insumos, o câmbio depreciado torna o mercado externo mais atrativo para uma série de setores, como a agroindústria.

A pressão também é considerável por renegociações em setores exportadores, como o de soja, milho e de carne bovina.

Os setores da indústria pedem reajustes de, em média, 8% e 10%, disse uma fonte à CNN.

O dólar encerrou 2024 cotado a R$ 6,18, acumulando alta de 27% no ano — sendo que metade desta escalada aconteceu no último trimestre.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Por dólar alto, varejo deve subir preços em janeiro e gera “alerta” de inflação no site CNN Brasil.

Gafe em live expõe relação de Ana Castela com sertanejo

Um descuido de Antonela Braga, irmã da Ana Castela, levantou rumores de uma possível reconciliação entre a sertaneja e Gustavo Mioto. Durante uma transmissão ao...

Putin tem menos a perder na reunião com Trump, diz especialista

Em uma análise sobre o encontro entre Vladimir Putin e Donald Trump, especialistas apontam diferenças significativas nas abordagens e objetivos dos dois líderes. Putin,...

Algoz de João Fonseca elimina top-5 do mundo e vai às quartas em Cincinnati

Na última segunda-feira (11), o brasileiro João Fonseca se despediu do Masters 1000 de Cincinnati com derrota para o francês Térence Atmane. Na fase...