Bocalom extrapola gasto com pessoal, desafia TCE, cria secretarias e reajusta em 100% seu salário e de secretários

O prefeito Tião Bocalom assinou a lei inconstitucional que aumenta o seu salário e a remuneração mensal de seus secretários. O reajuste de 100% foi declarado ilegal pela Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal, mas a maioria dos vereadores desconsiderou o alerta (veja as ilegalidades abaixo).

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade aguarda julgamento, pedindo a anulação do ato dos vereadores. O assunto deve ser decidido em liminar, a partir da próxima segunda-feira, na volta do recesso do Judiciário, acredita o vereador Eber Machado (MDB), autor da ação.

Outra resolução do TCE obriga a entrega de relatório de gestão, com informações sobre investimentos, receitas e despesas na gestão anterior – a dita transição do governo Bocalom I para o de Bocalom II. Esse regra foi também violada, impunemente.

Bocalom também desrespeita notificação recentemente do Tribunal de Contas do Estado (leia acima, em repercussão na imprensa local), segundo a qual o prefeito não poderia aumentar gastos com pessoal. O limite prudencial previsto em lei é de 51,9%. A prefeitura atingiu 53,66%.

Lembre-se que, há 4 anos, o prefeito recebeu a prefeitura saneada, com menos de 44% de despesa com pessoal, fruto da reforma administrativa feita pela então prefeita Socorro Neri, e com redução no número de secretarias (onze apenas) e no número de cargos comissionados (344 no total). Veja abaixo:

Saúde fiscal e transparência: Há 4 anos, auge da pandemia, Socorro Neri entregava uma prefeitura 100% enxuta; Relembre

Além do flagrante de irregularidade no campo administrativo e contábil, o prefeito criou três secretarias novas para atender pressões dos partidos aliados, o que deve inflamar ainda mais a folha com a nomeação de centenas de novos comissionados.

“Sair de 44% para 53,66% de comprometimento da receita corrente líquida com pessoal compromete a manutenção da cidade (limpeza, manutenção das vias) e das políticas públicas essenciais, e inviabiliza investimentos com recursos próprios”, opinou uma fonte ligada á área técnica da corte de contas. Ele pediu anonimato, mas conclui: “impunidade reinante”.

Reajuste aos secretários: Veja como Bocalom “estuprou” a lei; Vereadores votaram para manter amigos e familiares na prefeitura

 

Backstreet Boys mandam recado em português para os fãs brasileiros

Em uma demonstração de carinho com os fãs brasileiros, os integrantes do Backstreet Boys enviaram uma mensagem especial em português, antecipando sua apresentação no...

Matemática e Física: professor indica o que estudar a três meses do Enem

A três meses do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a busca por saber quais são os assuntos mais cobrados é frequente entre os...

Esposa de Junior Lima atualiza saúde da filha após diagnóstico raro

A empresária Monica Benini, 39, comentou em suas redes sociais nesta segunda-feira (4) o estado de saúde de sua filha com o músico Junior Lima,...