EUA: bebidas alcoólicas podem ter rótulo com alerta de risco de câncer

O consumo de bebidas álcoolicas é a terceira principal causa evitável mais associada ao risco de câncer nos Estados Unidos, atrás apenas do tabaco e da obesidade. Devido às seguidas confirmações dos riscos em estudos recentes, uma autoridade de saúde pública dos Estados Unidos defendeu em relatório divulgado nessa sexta-feira (3/1) que as garrafas deveriam trazer em seu rótulo um alerta para os consumidores.

O relatório descreve as evidências científicas que ligam o consumo de álcool ao aumento do risco de pelo menos sete tipos diferentes de câncer, incluindo o de mama (em mulheres), além da formação de tumores em todo o aparelho digestivo, causando câncer de intestino, esôfago, laringe, fígado, boca e garganta.

O pronunciamento foi feito pelo cirurgião-geral dos EUA, Vivek Murthy. O cargo de cirurgião-geral tem posição de liderança na saúde pública americana, e é encarregado de orientar políticas públicas de saúde baseadas em evidências científicas. Este é o segundo mandato de Murthy no posto.

Pedido para um novo rótulo de advertência

Segundo o relatório, o álcool contribui para quase 100 mil casos de câncer e cerca de 20 mil mortes por ano no país, encurtando em média 15 anos a vida daqueles que têm a doença. Em resposta, Murthy defende que rótulos de advertência sejam adicionados às bebidas, como já ocorre com o tabaco, para informar os consumidores sobre os perigos.

“Devemos fazer alterações nas características do rótulo das bebidas para garantir que tenham uma advertência mais visível, proeminente e eficaz no aumento da conscientização sobre os riscos de câncer associados ao consumo de álcool”, afirma o cirurgião-geral no documento.

Atualmente, a lei americana prevê que o rótulo contenha apenas dois alertas: de que mulheres não devem beber na gravidez e que o consumo de bebidas prejudica a capacidade de dirigir. O aviso é o mesmo desde 1988.

4 imagens

Álcool pode levar a sérias doenças do fígado e alta dependência química

Além do fígado, bebidas alcoólicas prejudicam a saúde do coração e do cérebro
É importante tomar água entre as doses de bebida para evitar a ressaca
1 de 4

Uma pesquisa de 2023 apontou que sete em cada 10 brasileiros que abusam da bebida acham que bebem moderadamente

Reprodução/Internet

2 de 4

Álcool pode levar a sérias doenças do fígado e alta dependência química

Getty Images

3 de 4

Além do fígado, bebidas alcoólicas prejudicam a saúde do coração e do cérebro

Yellow Dog Productions/Getty Images

4 de 4

É importante tomar água entre as doses de bebida para evitar a ressaca

Cecile Lavabre/Getty Images

As associações entre o álcool e o câncer

O relatório detalha o impacto do álcool, especialmente em mulheres, que representam 60% das mortes por câncer relacionadas à bebida, principalmente por câncer de mama. Em homens, cânceres de fígado e colorretal são os mais prevalentes.

Além disso, cerca de 83% das mortes relacionadas ao álcool ocorrem em pessoas que consomem mais do que os limites recomendados pelo governo: atualmente, são permitidas duas doses diárias para homens (cerca de 50 ml de destilado ou duas latas pequenas de cerveja) e uma para mulheres. Porém, o risco não está restrito a quem bebe excessivamente: 17% das mortes acontecem em quem bebe álcool dentro do limite.

Em seu relatório, Murthy também pede que os limites de álcool sejam reavaliados, ressaltando a necessidade de incentivar que os consumidores bebam cada vez menos.

Apesar das evidências claras, muitos americanos ainda desconhecem os riscos. Uma pesquisa de 2019 revelou que apenas 45% da população associa o álcool ao câncer, uma cifra menor que a percepção de outros riscos, como tabaco (89%) e obesidade (53%).

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Ataque de Israel em cafeteria deixa mais de 40 mortos na costa de Gaza

Mais de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu um café perto do porto da Cidade de Gaza, segundo o chefe...

Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes

Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, além de acompanhar uma chuva de meteoros. O...

Enem: 10 dicas para estudar nas férias sem abrir mão do descanso e do lazer

O recesso escolar de julho é uma pausa necessária. Um momento para descansar, recarregar as energias e reorganizar a mente. “Mas, se você está...