UBS investiga contas no Credit Suisse ligadas ao nazismo

O UBS está trabalhando com um ombudsman independente para esclarecer contas ligadas ao nazismo, disse o banco suíço neste sábado (4), depois que o jornal Wall Street Journal informou que algumas contas do banco falido Credit Suisse, que o UBS comprou em 2023, não haviam sido divulgadas em investigações anteriores.

O Journal citou uma carta de dezembro de 2024 do ombudsman ao Senado dos Estados Unidos que dizia que sua investigação havia descoberto um cache de arquivos de clientes marcados como “lista de proibições norte-americana”, uma designação para aqueles que negociam com entidades afiliadas aos nazistas, e revelou sinais de encobrimento durante revisões anteriores.

O UBS disse que estava trabalhando com o ombudsman independente Neil Barofsky, um ex-promotor dos EUA que já havia sido contratado pelo Credit Suisse para analisar a questão, para liderar uma revisão destinada a abordar o legado de contas ligadas aos nazistas mantidas em bancos predecessores do Credit Suisse.

“O UBS está empenhado em contribuir para uma avaliação completa das contas herdadas ligadas aos nazistas”, disse o banco em um comunicado. “Desde que adquirimos o Credit Suisse (…), tornamos uma prioridade garantir que a revisão seja completa e abrangente.”

Barofsky disse ao Senado que sua equipe de investigadores espera divulgar um relatório final no início de 2026, acrescentou a reportagem do Journal.

O Credit Suisse encomendou sua investigação após alegações feitas em 2020 pelo Simon Wiesenthal Center, uma organização judaica de direitos humanos que ensina as lições do Holocausto, de que o banco mantinha contas potencialmente ligadas aos nazistas e não as divulgou.

Brasil tem passaporte mais forte da América Latina

Este conteúdo foi originalmente publicado em UBS investiga contas no Credit Suisse ligadas ao nazismo no site CNN Brasil.

Zema critica governo federal por ausência em operação no RJ

O governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência em 2026, Romeu Zema (Novo), fez críticas ao governo federal nesta terça-feira (28), em relação...

Megaoperação no Rio: Ação joga segurança no centro da disputa de 2026

Uma megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, resultou em 64 mortes, tornando-se a ação mais letal...

Furacão Melissa: Trump diz que EUA estão preparados para ajudar a Jamaica

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o país está acompanhando de perto os danos causados ​​pelo Furacão Melissa e estão preparados para...