Justiça manda PF investigar soldado de Israel que está no Brasil

A Justiça Federal determinou uma investigação contra um soldado de Israel, que está atualmente em solo brasileiro, por supostos crimes de guerra praticados na Faixa de Gaza. A investigação será conduzida pela Polícia Federal, com pedidos de diligências do Ministério Público Federal (MPF).

A determinação é da juíza federal Raquel Soares Charelli, datada de 30 de dezembro de 2024, com despachos em 3 de janeiro para envio de material à PF.

“Considerando a necessidade de cumprimento das diligências requeridas pelo Ministério Público Federal, determino a baixa integral dos autos (download integral dos autos), baixando separadamente a peça inserta no referido ID, em razão do sigilo, para envio à Polícia Federal por e-mail”, destaca a magistrada na decisão.

O pedido inicial de investigação foi feito por meio de uma notícia-crime formulada pelos advogados Maira Machado Frota Pinheiro e Caio Patrício de Almeida, que alegaram que Yuval Vagdani, cidadão israelense e possível “criminoso de guerra”, encontra-se em território nacional e que, por isso, o Estado brasileiro, como signatário de tratados internacionais, como a Convenção de Genebra e o Estatuto de Roma, tem o dever de reprimir tais crimes, mesmo que tenham sido cometidos fora do território nacional.

“Aplicando o princípio da extraterritorialidade e da competência universal para processar e julgar o noticiado”, diz a juíza.

A suspeita inicial é que o israelense estaria em Morro de São Paulo, na Bahia, e, por isso, o caso começou a tramitar no estado. No entanto, foi repassado ao Distrito Federal por questões legais. A juíza plantonista da comarca de Salvador, após parecer do MPF, enviou o caso para Brasília com fundamento no art. 88 do Código de Processo Penal. O artigo estabelece que, para crimes cometidos fora do território brasileiro, a competência é da capital do estado onde o acusado residiu por último.

A CNN não conseguiu contato com Yuval Vagdani.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça manda PF investigar soldado de Israel que está no Brasil no site CNN Brasil.

“Entendo muito mais de taxas de juros do que Powell”, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repetiu nesta quarta-feira (30) falas contra o chefe do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. “Há um indivíduo no...

STM condena militar da Marinha por importunação sexual

Os ministros do Superior Tribunal Militar (STM) condenaram, nesta terça-feira (29), um suboficial da Marinha por crime de importunação sexual. A decisão foi unânime....

Incêndio “engole” rodovia em Israel forçando retiradas; veja vídeo

Incêndios florestais causados ​​pelo calor e por ventos extremos atingiram Jerusalém nesta quarta-feira (30), forçando a retirada de comunidades e o fechamento de uma...