Fernanda Torres: da adolescência no palco ao Globo de Ouro, relembre trajetória

Fernanda Torres, 59, foi a grande surpresa a noite ao levar o Globo de Ouro como Melhor Atriz de Drama na madrugada desta segunda-feira (6). A brasileira é protagonista do filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, que não levou como Melhor Filme de Língua Não Inglesa.

Filha do casal de icônicos atores brasileiros Fernando Torres e Fernanda Montenegro, a brasileira concorreu ao prêmio e dedicou o troféu à mãe, que esteve naquele mesmo palco 25 anos antes dela.

Em entrevista recente à revista americana W Magazine que foi criada nos bastidores dos teatros em que seus pais trabalhavam. Por isso, ela mesma considera que não havia escapatória: também seria atriz.

Estreia na TV e no cinema

Torres nasceu no Rio de Janeiro, em 1965, e 13 anos depois entrou para o Tablado, escola de formação de atores, e estreou no teatro na peça “Um Tango Argentino”, de Maria Clara Machado. Um ano depois, aos 14 anos, estreou na TV Globo, na série “Aplauso”, e aos 15 conseguiu um papel em sua primeira novela, “Baila Comigo” (1981), de Manoel Carlos.

Enquanto ela seguiu fazendo séries e novelas na televisão, também foi nos anos 1980 que Fernanda Torres também passou a fazer cinema, estreando no filme ‘Inocência’ (1983), o primeiro dos mais de 20 longas em que ela atuou.

Dentre estes, se destacam: “Eu Sei Que Vou te Amar” (1986), de Arnaldo Jabor, que rendeu a Torres o prêmio de Melhor Atriz nos festivais de cinema de Cannes e de Cuba; “Com Licença, Eu Vou à Luta” (1986), dirigido por Lui Farias, com o qual ela venceu o prêmio de Melhor Atriz no festival de cinema de Nantes; “Terra Estrangeira” (1996), de Walter Salles Jr. e Daniela Thomas; “O Que É Isso, Companheiro?” (1997), dirigido por Bruno Barreto; “Casa de Areia” (2005), dirigido pelo atual marido de Torres, Andrucha Waddington.


Fernanda Torres no filme “Eu Sei Que Vou Te Amar” (1986) • Reprodução

Programas de humor

Ao longo dos anos 1990, Torres se tornou conhecida no Brasil inteiro graças a suas personagens em programas de humor e comédia na televisão.

Dentre seus trabalhos na comédia, se destaca “Os Normais” — série escrita por Alexandre Machado e Fernanda Young, com direção de José Alvarenga Jr. — protagonizada por Torres e Fernando Guimarães, interpretando o casal Vani e Rui, que compartilhava com o público suas angústias e trapalhadas durante o noivado.

O sucesso da série foi tanto que os personagens ganharam dois filmes: “Os Normais – O Filme” (2003) e “Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas” (2009).

A série de 2011 “Entre Tapas e Beijos” — escrita por Cláudio Paiva e com direção-geral de Maurício Farias –, também marcou a carreira de Fernanda Torres. Ao lado de Andrea Beltrão, elas deram vida a Fátima e Sueli, duas melhores amigas que encaravam juntas a vida adulta e os desafios de seus relacionamentos amorosos.


"Tapas e Beijos"
Em “Tapas e Beijos”, Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andrea Beltrão) formam uma dupla dinâmica à frente da loja Djalma Noivas, onde cuidam com dedicação e muito bom humor dos preparativos para os casamentos • Reprodução

Em entrevistas recentes, Torres brincou dizendo que Walter Salles a resgatou da comédia com o papel de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”.

Escrita

Mais recentemente, a atriz também tem se dedicado a carreira como roteirista e escritora. Em 2013, ela lançou seu primeiro livro: “Fim”, que virou em 2023.

Em 2014, ela publicou uma coletânea de suas crônicas no livro “Sete Anos” e, em 2017, lançou “A Glória, e Seu Cortejo de Horrores”.

Como roteirista, Torres marcou sua estreia em 2019, com o longa “O Juízo”, mas também foi responsável pelo roteiro que adaptou “Fim” para a televisão.

Buscas por Fernanda Torres crescem com “Ainda Estou Aqui”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fernanda Torres: da adolescência no palco ao Globo de Ouro, relembre trajetória no site CNN Brasil.

Centenas fazem fila em 1º dia de visitação do túmulo do papa Francisco

Centenas de pessoas passaram pelo túmulo do Papa Francisco desde o início da manhã deste domingo (27), na basílica romana de Santa Maria Maggiore,...

Quem é Don Pettit, o astronauta da Nasa mais velho em atividade

Recentemente, o astronauta Donald (Don) R. Pettit retornou à Terra após uma longa missão na Estação Espacial Internacional (ISS), no dia anterior ao seu...

Líderes na Libertadores, Palmeiras e Bahia se enfrentam pelo Brasileiro

Vivendo ótimo momento na Libertadores, Palmeiras e Bahia agora voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentam neste domingo (27) pela...