A conquista de Fernanda Torres no Globo de Ouro tem ganhado destaque na mídia internacional. Na manhã desta segunda-feira (6/1), diversos jornais de diferentes partes do mundo celebraram a vitória da brasileira como uma das maiores surpresas da cerimônia realizada na noite de domingo (5/1).
A imprensa ressaltou a dificuldade de vencer na categoria, uma das mais prestigiadas da noite. Embora pouco conhecida em Hollywood, Fernanda superou grandes nomes como Angelina Jolie (pelo filme Maria), Nicole Kidman (por Babygirl), Tilda Swinton (por O Quarto ao Lado), Kate Winslet (por Lee) e Pamela Anderson (por The Last Showgirl).
Os veículos também elogiaram o discurso de Fernanda Torres, destacando-o como “honesto” e refletiram sobre como o Globo de Ouro pode influenciar sua campanha por uma possível indicação ao Oscar.
Veja as fotos
New York Times
O New York Times destacou que as vitórias de Fernanda Torres, Demi Moore e Sebastian Stan foram imprevistas e “produziram alguns dos discursos mais sinceros da noite, tornando as categorias do Oscar ainda mais difíceis de prever.”
A crítica Alissa Wilkinson elogiou o filme de Walter Salles: “Estou surpresa, mas feliz com essa vitória. Ainda Estou Aqui fez grande sucesso no Brasil, com um conteúdo biográfico e um importante ponto político, além de ter sido alvo de boicote de extrema direita no Brasil. É também um dos muitos filmes sul-americanos recentes que exploram temas de memória, tanto coletiva quanto individual.”
O crítico Kyle Buchanan comentou que a vitória de Fernanda no Globo de Ouro é um grande impulso para sua candidatura ao Oscar. “Essa vitória dá uma grande visibilidade para Fernanda Torres, que não apareceu na extensa lista de indicadas ao Bafta (prêmio britânico). A categoria está extremamente competitiva este ano, e Torres precisava desse prêmio para continuar na disputa”, escreveu.
Variety
A revista Variety afirmou que a vitória de Torres “fortalece sua posição na busca por outros prêmios”. A publicação também observou que “não se esperava que ela superasse tantas estrelas e ícones” com os quais competia.
“Ela se torna a primeira atriz brasileira a conquistar o prêmio de melhor atriz em um filme de drama. A vitória é especialmente significativa, já que sua mãe, Fernanda Montenegro, foi indicada na mesma categoria em 1999 por Central do Brasil, o que também lhe garantiu uma indicação ao Oscar. Montenegro, agora com 95 anos, aparece em Ainda Estou Aqui como a versão mais velha de Eunice”, explicou a revista.
The Guardian
O jornal britânico The Guardian chamou a vitória de Fernanda de uma das surpresas da noite. A crítica Catherine Shoard comentou sobre o impacto do Globo de Ouro na sua possível indicação ao Oscar:
“Se a vitória de Moore foi inesperada, a de Fernanda Torres foi uma verdadeira surpresa. A estrela de Ainda Estou Aqui derrotou Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson, sugerindo que a inclusão de cerca de 200 novos eleitores internacionais nos Globos realmente teve efeito. Torres pode ir mais longe? A Sony provavelmente investirá mais recursos em sua campanha. Detalhes como esse podem fazer com que os eleitores do Oscar se sintam mais inclinados a dar a Torres um novo impulso”, escreveu.
Los Angeles Times
O Los Angeles Times relatou que a vitória de Fernanda Torres foi “a única verdadeira” surpresa da noite. “A atriz brasileira derrotou grandes estrelas como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson.”
The Washington Post
O The Washington Post também reconheceu a surpresa que foi a vitória de Torres. “Ela mencionou que não preparou um discurso — uma frase comum, mas que parecia ser verdadeira, dada a surpresa em seu rosto.”
O jornal destacou a dificuldade da categoria: “Havia muitos nomes de peso na disputa por melhor atriz em drama, como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet. Mas Fernanda Torres superou todas elas”, comentou a crítica Sonioa Rao.
BBC News
A BBC News elogiou o discurso de Fernanda como “uma mensagem de esperança transmitida com sensibilidade que Hollywood provavelmente acolherá”. O portal fez uma comparação com a vitória de Demi Moore e observou que as vitórias de ambas, junto aos seus discursos, as posicionam “fortemente na disputa por indicações ao Oscar.”
“Fernanda Torres, uma atriz experiente, mas pouco conhecida em Hollywood, foi uma surpresa ainda maior, mas sua vitória foi merecida. Sua performance intensa e discreta é o coração de Ainda Estou Aqui. Seu discurso incluiu uma homenagem comovente à sua mãe, Fernanda Montenegro. Ela foi uma das poucas vencedoras a tocar em questões globais, vinculando a resiliência de sua personagem aos tempos atuais. É uma mensagem de esperança transmitida com tato que Hollywood provavelmente acolherá bem”, escreveu a crítica Caryn James.
Clarín
O jornal argentino Clarín também noticiou a vitória de Fernanda. “A surpresa foi ainda maior quando a brasileira Fernanda Torres conquistou o prêmio de melhor atriz em drama por Ainda Estou Aqui, derrotando as favoritas Angelina Jolie e Nicole Kidman. Como disse a apresentadora Viola Davis, todas elas são ícones por si mesmas”, escreveu o crítico Pablo O. Scholz.
Fonte: Portal LEODIAS