IBGE: preços da indústria avançaram 1,23% em novembro

Os preços da indústria nacional registraram, pela décima vez consecutiva, avanço. Desta vez, o crescimento foi de 1,23% em novembro em comparação a outubro. É o que mostram os dados do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (7/1).

No período de 12 meses até novembro, o IPP acumula alta de 7,59% — maior resultado desde setembro de 2022, quando atingiu (9,84%). No acumulado do ano, o índice ficou em 7,81%.

Segundo o IBGE, as atividades industriais responsáveis pelas maiores influências no resultado de novembro foram: alimentos, metalurgia, indústrias extrativas e refino de petróleo e biocombustíveis.

Para o gerente da pesquisa, Alexandre Brandão, o resultado do IPP em novembro “intensifica o índice positivo visto em outubro (0,97%)”. “Isso, em grande parte, é consequência da dinâmica dos preços de alimentos. No acumulado no ano, por exemplo, esse setor responde por 2,93 p.p., em 7,81%, e no acumulado em 12 meses, por 2,98 p.p. em 7,59%. Nesses casos, assim como na comparação mensal, foi a atividade mais influente”, disse.

De acordo com o IPP, em novembro, 18 das 24 atividades industriais pesquisadas apresentaram variações positivas de preço frente a outubro. Para ilustrar, em outubro, 15 atividades haviam apresentado maiores preços médios em relação a setembro.

O que é o IPP

O Índice de Preços ao Produtor monitora a mudança média dos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos de bens e serviços, e a evolução ao longo do tempo, sinalizando as tendências inflacionárias de curto prazo no país.

Para fazer o índice, foram acompanhadas um pouco mais de 2.100 empresas, os preços recebidos pelo produtor, isentos de impostos, tarifas e fretes, definidos segundo as práticas comerciais mais usuais. Cerca de 6 mil preços são coletados mensalmente.

A próxima divulgação do IPP, referente a dezembro, será em 4 de fevereiro.



Fonte: Metrópoles

Saiba por que advogado de Hytalo Santos deixou o caso do influenciador

Hytalo Santos precisou procurar um novo advogado após Rinaldo Mouzalas, antigo responsável pela defesa do influenciador, deixar sua defesa. Ao Metrópoles, Rinaldo revelou afirma que...

MP recebe denúncia contra diretor da RBtrans por uso indevido da máquina pública e assédio moral

O procurador-chefe do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro, acusou recebimento de uma denúncia contra o diretor da RBtrans, Clendes Villas Boas, por uso...

Homem é baleado após não conseguir tirar aliança do dedo e reagir a assalto

Um homem foi baleado após reagir a uma tentativa de assalto e não conseguir tirar uma aliança do dedo para entregar ao suspeito do...