EUA confirmam primeira morte humana por gripe aviária

Os Estados Unidos confirmaram, nessa segunda-feira (6/1), a primeira morte humana relacionada à gripe aviária. O caso ocorreu no estado da Louisiana.

O paciente, que não teve o nome informado, tinha mais de 65 anos e condições médicas subjacentes, o que o colocava em maior risco de doença grave. Ele havia sido hospitalizado em 18 de dezembro com problemas respiratórios, após ser infectado pelo vírus H5N1.

“O paciente contraiu o H5N1 após exposição a uma combinação de um rebanho não comercial de quintal e pássaros selvagens”, informou o Departamento de Saúde da Louisiana em um comunicado.

Apesar da confirmação da morte, as autoridades continuam a considerar que a gripe aviária representa risco “baixo” à saúde pública. Nenhum caso de transmissão entre humanos foi detectado até o momento.

Vírus da gripe aviária com mutações

O sequenciamento genético do vírus mostrou que o paciente da Louisiana foi infectado com o genótipo D1.1, o mesmo detectado recentemente em aves selvagens e aves domésticas dos EUA e em casos humanos recentes no estado de Washington e no Canadá.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o vírus é diferente do genótipo B3.13, detectado anteriormente em vacas leiteiras, casos humanos e algumas aves domésticas em vários estados.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!



Fonte: Metrópoles

Mania de Você: Bruna e Tomás se tornam reféns de Volney

Em “Mania de Você”, Bruna (Duda Batsow) faz uma descoberta inquietante sobre Volney (Paulo Rocha), seu tio de consideração. A jovem percebe que ele...

Bella Campos usa peruca para não expor visual de ‘Vale Tudo’. Veja como ela está!

Bella Campos, uma das protagonistas do remake de “Vale Tudo”, surpreenderá os espectadores com a mudança de visual de sua personagem, Maria de Fátima....

Femama lista as três prioridades no combate ao câncer de mama em 2025

O câncer de mama atinge em média 73 mil mulheres por ano no Brasil. O tumor é também um dos que mais mata no...