Candidato à CBF, Ronaldo mantém vínculo negocial e jurídico com o Cruzeiro até 2035

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno revelou o desejo de ser presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e chegou a declarar que venderia o Real Valladolid, da Espanha, com o intuito de evitar conflitos de interesse. Contudo, Ronaldo não revelou que ainda mantém vínculos negociais e jurídicos com o Cruzeiro até 2035.

O estatuto e o Código de Ética da CBF vedam que presidentes da entidade tenham vínculos com qualquer clube. Ronaldo, portanto, estará infringindo as normas da confederação caso mantenha a intenção de comandar a confederação.

O Metrópoles teve acesso ao contrato de alienação fiduciária firmado em 1º de julho de 2024 entre Ronaldo e Pedro Lourenço, que comprou a SAF Cruzeiro. O documento demonstra que Ronaldo mantém ligação com o clube mesmo após a venda da instituição, em 29 de abril do mesmo ano.

O item III do artigo 1.1 do contrato determina que “todos os direitos e ativos relacionados às ações, incluindo, sem limitação, rendimentos, dividendos, lucros, ganhos, juros sobre capital próprio, distribuições e outros pagamentos, valores recebidos ou a serem recebidos (…) deverão estar automaticamente sujeitos à alienação fiduciária aqui disposta”. Ou seja, todos esses rendimentos vão para o bolso de Ronaldo.

O acordo estabelece que Ronaldo, como “credor fiduciário”, terá direito a retomar todas as ações societárias do Cruzeiro no caso de atraso de alguma das 11 parcelas do pagamento total de R$ 600 milhões até 2035.

Dessa forma, o Fenômeno mantém interesse no bom desempenho e nos resultados positivos do Cruzeiro, uma vez que ele se beneficiará financeiramente dos ganhos que o clube obtiver.

A situação configura conflito de interesse evidente. Por essa razão o Estatuto da CBF proíbe que o presidente da entidade que comanda o futebol no Brasil mantenha vínculos com qualquer clube.

A candidatura do ex-jogador ao cargo máximo da CBF é impossibilitada pelos vínculos entre os clubes Cruzeiro e Valladolid e ele. As eleições para a presidência da entidade ocorrem em 2026.

2 imagens

Trecho do Código de Ética da CBF

1 de 2

Trecho do Estatuto da CBF

2 de 2

Trecho do Código de Ética da CBF



Fonte: Metrópoles

Queda de balão provoca dois incêndios simultâneos em Santo André, SP

A queda de um balão provocou dois incêndios alarmantes na região de Santo André, na noite do último sábado (23), em Santo André, no...

Autoridades planejam há semanas envio da Guarda Nacional para Chicago

O governo Trump está planejando há semanas enviar a Guarda Nacional para Chicago, disseram dois oficiais à CNN, enquanto o presidente Donald Trump procura...

Julieta Pareja, a jovem promessa americana de 16 anos, estreia no US Open

Aos 16 anos, a tenista americana Julieta Pareja está prestes a disputar seu primeiro Grand Slam no circuito profissional. A jovem, atual número 1...