Candidato à CBF, Ronaldo mantém vínculo negocial e jurídico com o Cruzeiro até 2035

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno revelou o desejo de ser presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e chegou a declarar que venderia o Real Valladolid, da Espanha, com o intuito de evitar conflitos de interesse. Contudo, Ronaldo não revelou que ainda mantém vínculos negociais e jurídicos com o Cruzeiro até 2035.

O estatuto e o Código de Ética da CBF vedam que presidentes da entidade tenham vínculos com qualquer clube. Ronaldo, portanto, estará infringindo as normas da confederação caso mantenha a intenção de comandar a confederação.

O Metrópoles teve acesso ao contrato de alienação fiduciária firmado em 1º de julho de 2024 entre Ronaldo e Pedro Lourenço, que comprou a SAF Cruzeiro. O documento demonstra que Ronaldo mantém ligação com o clube mesmo após a venda da instituição, em 29 de abril do mesmo ano.

O item III do artigo 1.1 do contrato determina que “todos os direitos e ativos relacionados às ações, incluindo, sem limitação, rendimentos, dividendos, lucros, ganhos, juros sobre capital próprio, distribuições e outros pagamentos, valores recebidos ou a serem recebidos (…) deverão estar automaticamente sujeitos à alienação fiduciária aqui disposta”. Ou seja, todos esses rendimentos vão para o bolso de Ronaldo.

O acordo estabelece que Ronaldo, como “credor fiduciário”, terá direito a retomar todas as ações societárias do Cruzeiro no caso de atraso de alguma das 11 parcelas do pagamento total de R$ 600 milhões até 2035.

Dessa forma, o Fenômeno mantém interesse no bom desempenho e nos resultados positivos do Cruzeiro, uma vez que ele se beneficiará financeiramente dos ganhos que o clube obtiver.

A situação configura conflito de interesse evidente. Por essa razão o Estatuto da CBF proíbe que o presidente da entidade que comanda o futebol no Brasil mantenha vínculos com qualquer clube.

A candidatura do ex-jogador ao cargo máximo da CBF é impossibilitada pelos vínculos entre os clubes Cruzeiro e Valladolid e ele. As eleições para a presidência da entidade ocorrem em 2026.

2 imagens

Trecho do Código de Ética da CBF

1 de 2

Trecho do Estatuto da CBF

2 de 2

Trecho do Código de Ética da CBF



Fonte: Metrópoles

Desabamento de marquise deixa três mortos e oito feridos em Salvador

Um desabamento deixou no total 11 vítimas, na noite desse sábado (8), em Salvador. Segundo a Defesa Civil (Codesal), a estrutura que cedeu fazia...

Kim Kardashian não passa em exame de ordem e segue sem poder advogar

A socialite Kim Kardashian, 45, revelou no sábado (9) que foi reprovada no exame de ordem e segue sem poder exercer a profissão de...

Papa Leão XIV reza por vítimas de supertufão nas Filipinas

O papa Leão XIV rezou no domingo (9) pelas vítimas do supertufão Fung-wong, que atingiu as Filipinas, matando pelo menos duas pessoas e deixando...