Eólicas: Lula vetará jabutis para impedir aumento na conta de luz

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considerou como “um grave prejuízo à economia popular” os chamados “jabutis” incluídos no projeto de lei que regulamenta a produção de energia eólica em mar aberto, conhecido como PL das eólicas offshores.

Haddad confirmou, nesta quinta-feira (9/1), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetará todos os “jabutis” – trechos fora do escopo do texto inicial – do PL 576/2021. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim de 2024.

No projeto, que aguarda a sanção presidencial, os parlamentares incluíram medidas que beneficiam as usinas termoelétricas a carvão e gás natural. Entre elas:

  • a contratação compulsória de térmicas a gás inflexíveis com preços aumentados;
  • a manutenção de térmicas a carvão; e
  • a postergação do prazo para usinas de fontes renováveis entrarem em operação com subsídio e contratação compulsória de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

De acordo com Haddad, todos os ministérios que se manifestaram sugeriram de maneira “unânime” vetar os jabutis. Ele destacou que a medida foi tomada porque “há um grave prejuízo à economia popular”.

“Há um problema efetivo de que a conta de luz das pessoas mais pobres é afetada por essa decisão. Então foi unânime a decisão dos ministros de levar a consideração do presidente ao veto de todo os jabutis”, afirmou Haddad a jornalistas.

Confira a declaração do ministro na íntegra:

Silveira diz que sugestão foi “unânime” e “consensual”

No dia anterior, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a recomendação de veto dos jabutis no PL das offshores foi “consensual” e tomada de forma “unânime” entre as pastas envolvidas.

Para Silveira, “não dá para fazer tanta mudança estrutural sem um alicerce no planejamento”. Segundo ele, o debate com o presidente Lula foi longo e a reflexão foi unânime.



Fonte: Metrópoles

Fernanda Souza como participante de Ilhados com a Sogra? Apresentadora responde

Fernanda Souza é a responsável por comandar as duas temporadas de Ilhados com a Sogra, mas será que ela já pensou em participar do...

Canobbio desembarca no Rio de Janeiro para se apresentar ao Fluminense

Agustín Canobbio já está no Rio de Janeiro para se apresentar ao Fluminense. O atacante uruguaio desembarcou na Cidade Maravilhosa na tarde desta sexta-feira...

Desaprovação de Lula cresce e chega a 49,8%, diz AtlasIntel

O instituto AtlasIntel divulgou, nesta sexta-feira (10), um levantamento que avalia a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além da avaliação...