Chá de ora-pro-nóbis: confira 6 benefícios da bebida

A ora-pro-nóbis é uma planta muito nutritiva, rica em proteínas, fibras, ferro, cálcio e vitaminas, que ajudam a fortalecer o organismo e prevenir doenças. Embora seja geralmente consumida crua, refogada ou em forma de farinha, a planta também pode ser aproveitada em infusões.

O chá de ora-pro-nóbis pode ser preparado tanto com folhas frescas quanto desidratadas. Para folhas frescas, recomenda-se utilizar de três a cinco unidades para cada 300 ml de água. Já para a versão desidratada, a medida ideal é de oito gramas (cerca de duas colheres de chá) para a mesma quantidade de água.

No caso das folhas frescas, é interesante evitar as provenientes da variedade de ora-pro-nóbis com flores rosa (Pereskia grandifolia), pois ela contém altos níveis de oxalato. Embora não seja tóxica, a substância pode dificultar o funcionamento dos rins e do intestino quando consumida em excesso.

Segundo a nutricionista Mayra Bespalhok, da Clínica Reabillize, o chá de ora-pro-nóbis é ideal para ser consumido entre as refeições. A infusão auxilia na saciedade e favorece a absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos.

No entanto, o consumo da bebida não é indicado para todos os públicos. “Gestantes, lactantes, crianças e pessoas com maior predisposição a cálculos renais devem evitar esse chá”, alertou a especialista em entrevista anterior ao Metrópoles.

Veja seis benefícios do chá de ora-pro-nóbis:

1 – Fortalece a imunidade

O chá de ora-pro-nóbis é uma boa fonte de vitaminas B9 (ácido fólico) e C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, retardam o envelhecimento celular e mantêm as células de defesa mais ativas.

2 – Contribui para a perda de peso

As fibras da ora-pro-nóbis aumentam a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão de alimentos ricos em gordura e auxiliando no controle do peso.

3 – Previne a anemia

Por conter uma quantidade significativa de ferro, o chá de ora-pro-nóbis ajuda a prevenir a anemia, condição que surge quando o nível do mineral está baixo no organismo.

4 – Controla os níveis de colesterol

As fibras presentes na planta ajudam a reduzir a absorção de gorduras no organismo, diminuindo os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

5 – Contribui para a saúde dos olhos

A planta é rica em vitamina A, essencial para a saúde ocular. A deficiência dessa vitamina pode prejudicar a visão.

6 – Melhora o funcionamento do intestino

As fibras também desempenham um papel importante na digestão, ajudando a prevenir a constipação.

Folhas de ora-pro-nóbis
As folhas de ora-pro-nóbis são ricas em fibras

Contraindicações do consumo de ora-pro-nóbis

Em entrevista anterior ao Metrópoles, a nutricionista Mariana Ferrari Fernandes, da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, explicou que não há evidências científicas que indiquem riscos ou contraindicações graves associados ao consumo da ora-pro-nóbis.

No entanto, é fundamental atenção ao oxalato presente na planta. Embora a substância seja normalmente eliminada pela urina, o consumo em excesso pode aumentar o risco de formação de pedras nos rins em pessoas predispostas.

Além disso, dependendo da sensibilidade individual, o oxalato pode interferir na absorção de minerais pelo intestino. “O consumo deve ser sempre equilibrado, como acontece com qualquer alimento”, orientou Mariana.

A especialista recomenda uma ingestão moderada de até 100 gramas por dia, o que equivale a cerca de duas xícaras de chá ou aproximadamente 40 folhas de ora-pro-nóbis.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Dor de crescimento atinge até 37% das crianças. Entenda o incômodo

Durante a infância e a adolescência, o corpo passa por várias transformações. Ossos, músculos e articulações crescem em ritmos diferentes, o que pode causar...

Alerta: 54% dos brasileiros nunca foi ao dermatologista. Saiba riscos

A pele é o maior órgão do corpo e, ao mesmo tempo, um dos mais negligenciados pelos brasileiros. Uma pesquisa realizada em agosto de...

Megaoperação: imagens revelam policial ferido do Bope sendo resgatado no RJ

Ao todo quatro polícias morreram na megaoperação realizada, na última semana, no Rio de Janeiro. Ação mais letal da história do Rio de Janeiro...