Deputado sugere que Brasil não mande embaixadora para posse de Maduro

O deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, afirmou à CNN que o governo federal deve reconsiderar o envio de uma embaixadora para a posse de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela.

A manifestação ocorre após a líder da oposição no país, María Corina Machado, ser detida em um protesto contra Maduro em Caracas. Ela foi liberada, segundo informações da organização Human Rights Watch para as Américas. O governo Maduro nega a prisão.

“Este episódio reforça ainda mais a necessidade de o governo brasileiro rever a decisão de enviar a embaixadora em Caracas, à posse do Maduro que, se mantida, representará não só o reconhecimento de sua eleição como de suas práticas antidemocráticas”, afirmou Redecker.

O governo brasileiro planejava enviar a embaixadora do Brasil em Caracas, Glivânia Oliveira, para a posse Maduro, marcada para esta sexta-feira (10). No entanto, conforme mostrou a CNN, após a repercussão sobre a prisão de María Corina, o Itamaraty reavalia o envio.

Audiência

O presidente da comissão avaliou a prisão da líder como uma “atrocidade praticada por um regime autoritário”. Em dezembro do ano passado, a comissão realizou uma audiência virtual com a participação de Corina.

Na ocasião, a opositora lembrou que o governo brasileiro chegou a pedir as atas eleitorais sobre as eleições, após suspeitas de fraude no pleito realizado em 28 de julho, mas a solicitação não foi atendida por Nicolás Maduro. Diante da negativa, o Brasil não reconheceu a eleição venezuelana.

“Em dezembro, nós a recebemos virtualmente na Comissão de Relações Exteriores, onde expôs a prática da perseguição, prisão, tortura e assassinatos de opositores como política de Estado do Maduro. O Brasil, bem como toda a comunidade internacional deve condenar de forma contundente essa arbitrariedade”, disse Redecker.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Deputado sugere que Brasil não mande embaixadora para posse de Maduro no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Vocalista do Calcinha Preta anuncia saída da banda; leia pronunciamento

A cantora Silvânia Aquino, 52, uma das vocalistas da banda Calcinha Preta, anunciou desligamento do conjunto musical nesta segunda-feira (10), por meio de uma...

Planalto sobe tom contra Derrite e busca reverter projeto antifacção

O Palácio do Planalto subiu o tom contra o relator do projeto antifacção na Câmara dos Deputados, Guilherme Derrite (PP-SP), e busca reverter pontos...

Trump recorre à Suprema Corte em caso de abuso sexual contra escritora

O presidente americano, Donald Trump, solicitou nesta segunda-feira (10) à Suprema Corte dos EUA a revisão do processo civil de US$ 5 milhões que...