Ao passar dos 30 anos, a sensação de que o corpo já não é o mesmo de quando se era mais jovem se torna cada vez mais recorrente. Isso ocorre porque, de forma geral, a massa muscular e a capacidade cardíaca de uma pessoa atingem seu ápice por volta dos 20 anos e começam a cair quando cruzamos a linha dos 30.
Isso não quer dizer, no entanto, que não é possível ter um bom condicionamento físico depois dos 30 anos. Ainda é possível ter um desempenho satisfatório na realização de exercícios físicos, garantindo melhor qualidade de vida na velhice.
Com que idade atingimos o “pico” do condicionamento físico?
O pico de condicionamento físico é caracterizado pela melhor capacidade física que uma pessoa atinge para processar o volume máximo de oxigênio consumido por minuto (VO2máx) junto com o bom condicionamento ósseo, muscular e neuromuscular.
De acordo com o personal trainer Lincoln Cavalcante, fundador da Neuro Performance EMS, em geral, esse pico é atingido entre os 20 e 30 anos, quando o condicionamento cardiovascular é maior. “A cada década após os 30 anos, nosso volume máximo de oxigênio consumido por minuto diminui cerca de 10%”, explica.
“A época onde você vai ter maiores resultados é, principalmente, entre os 20 e 28 anos. Usualmente, nós não conseguimos atingir um nível de massa muscular e massa óssea maior do que conseguiríamos aos 27”, afirma o médico Fernando Hess, especialista em exercício e esporte e coordenador no curso de medicina na Universidade Santo Amaro (Unisa).
Como saber se tenho bom condicionamento físico?
As principais características de um bom condicionamento físico incluem:
- Alto desempenho: o indivíduo se sente mais rápido, mais forte e com maior resistência nas atividades físicas;
- Recuperação rápida: a recuperação entre treinos é eficiente, sem sinais de fadiga excessiva.
Alguns indicadores são percebidos no dia a dia, como melhores resultados no treino ou competições, maior sensação de força e leveza com menos esforço, e frequência cardíaca estável e abaixo de 60 batidas por minuto em repouso.
“A pessoa bate recordes pessoais ou percebe uma melhora significativa no desempenho”, afirma Cavalcante.
Como melhorar o condicionamento físico?
Manter a máxima capacidade física em diferentes idades exige estratégias específicas para cada fase da vida, respeitando as mudanças naturais do corpo e otimizando o treinamento, nutrição e recuperação. De maneira geral, a rotina deve incluir:
- Treinamento estruturado: invista em um equilíbrio entre exercícios de força, cardio e mobilidade.
- Intensidade progressiva: adote treinos desafiadores como HIIT, levantamento de peso e corrida para maximizar o condicionamento.
- Foco na nutrição: priorize proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras boas para sustentar o nível elevado de atividade.
- Sono e recuperação: dormir de sete a nove horas por noite para favorecer o reparo do corpo.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!
Fonte: Metrópoles