Desaprovação de Lula cresce e chega a 49,8%, diz AtlasIntel

O instituto AtlasIntel divulgou, nesta sexta-feira (10), um levantamento que avalia a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além da avaliação do governo. Segundo a pesquisa, a desaprovação do petista cresceu 2,5 pontos percentuais. Em novembro, o chefe do Executivo era desaprovado por 47,3% da população. Hoje, o descontentamento vai a 49,8%.

Segundo o levantamento, 47,8% dos entrevistados aprovam o petista, enquanto 2,4% não sabem. Os índices de desaprovação e aprovação estão empatados pela margem de erro.

A desaprovação de Lula vem apresentando uma crescente desde abril, quando o índice estava em 43,4%. Em julho, alcançou 44,9%; em outubro, 45,8%; em novembro 47,3%; e 49,8%, em dezembro.

Já a aprovação apresentou queda em novembro, quando Lula caiu de 50,7%, registrado em outubro, para 47,3%. Em dezembro, voltou a aumentar, alcançando 47,8%.

A pesquisa, realizada com 2.873 pessoas, entre os dias 26 a 31 de dezembro de 2024, tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Avaliação de governo

O levantamento do AtlasIntel indica ainda que 44,6% consideram o governo de Lula ruim ou péssimo. Já os que consideram a gestão ótima ou boa somam 40.8%. Outros 13,3% acham o governo regular e a opção “não sabe” registrou 1,3%.

A avaliação de governo ruim/péssimo também apresentou alta, segundo o instituto.

Em novembro, 43,1% consideravam a gestão como ruim ou péssima. Enquanto 43,3% achavam o governo ótimo ou bom.

A pesquisa foi feita pela Latam Pulse, uma iniciativa entre AtlasIntel e Bloomberg, que fornece dados mensais sobre a situação política, social e econômica de cinco países-chave da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desaprovação de Lula cresce e chega a 49,8%, diz AtlasIntel no site CNN Brasil.

Brasil x Honduras: horário e onde assistir ao jogo do Mundial Sub-17

O Brasil enfrenta Honduras nesta terça-feira (4), às 9h30 (de Brasília), em jogo válido pela 1ª rodada da fase de grupos da Copa do...

Trump ameaça restringir fundos à cidade de Nova York se Mamdani vencer

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na segunda-feira (3) que vai restringir os fundos federais para a cidade de Nova York caso o...

WTA Finals: Rybakina bate Swiatek e garante vaga na semi de forma inédita

Elena Rybakina está pela primeira vez nas semifinais do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada, na Arábia Saudita. A...