“Governo da Venezuela é uma ditadura e como ditadura deve ser tratado”, diz Randolfe à CNN

O líder do governo Lula no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), comentou a posse do presidente venezuelano Nicolás Maduro na Venezuela durante entrevista ao CNN Prime Time. O senador defendeu a postura mediadora do Brasil no conflito, mas não poupou palavras ao caracterizar o governo venezuelano.

“O governo da Venezuela é uma ditadura e como uma ditadura deve ser tratado”, afirmou o senador, destacando que o Brasil tem responsabilidades diplomáticas devido à extensa fronteira com o país vizinho e ao fluxo migratório.

“O maior fluxo migratório que tivemos no último período, até pelas circunstâncias da ditadura venezuelana, tem vindo de lá”, acrescentou.

Randolfe explicou que o governo Lula não reconheceu a vitória de Maduro nas últimas eleições e não enviou representantes de alto escalão para a posse. Segundo ele, a presença da embaixadora brasileira na cerimônia foi uma formalidade diplomática, necessária para manter relações com outros países.

“O governo brasileiro não reconheceu a vitória porque é ilegítima a vitória do senhor Nicolás Maduro”, diz o líder do governo, e acrescenta: “Nenhum representante de primeiro ou médio escalão esteve presente”.

Críticas ao PT e pedido de evolução

O senador petista também fez críticas indiretas ao próprio partido, que anteriormente havia reconhecido a vitória de Maduro. “Eu acho que o PT tem que evoluir no debate em relação a esse tema”, afirmou o senador.

Randolfe também afirmou que o regime venezuelano atual “não tem nada de democracia, não tem nada de ideário, não tem nada de esquerda”. Ele caracterizou o governo Maduro como “oligárquico, militarizado, autoritário que desrespeita direitos humanos”.

Posição do Brasil e relações comerciais

Quanto às relações comerciais entre Brasil e Venezuela, o senador indicou que o governo brasileiro está alinhado com a posição da comunidade europeia e que as decisões futuras dependerão do desenrolar dos acontecimentos.

O senador ressaltou a importância do papel mediador do Brasil na busca por uma solução pacífica para a crise venezuelana, lembrando que existem interdependências econômicas entre os dois países, como o fornecimento de energia elétrica para o estado de Roraima.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Governo da Venezuela é uma ditadura e como ditadura deve ser tratado”, diz Randolfe à CNN no site CNN Brasil.

Tarifaço de Trump deixa casamentos mais caros nos EUA

Dois milhões de casamentos acontecem nos Estados Unidos todos os anos, mas são um evento verdadeiramente internacional. Da aliança ao bolo, das cadeiras às...

CPMI ouve dirigente de associação citada no escândalo do INSS

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) toma, nesta segunda-feira (10), o depoimento de Igor Dias Delecrode,...

Câncer de próstata: Dr. Kalil aponta pico de incidência aos 70 anos

O câncer de próstata apresenta maior incidência em homens por volta dos 70 anos de idade, sendo a faixa etária um dos principais fatores...