O ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcello Lavenère, morreu neste domingo (12), aos 86 anos. Em 1992, ele foi responsável — ao lado do então presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Barbosa Lima Sobrinho — por apresentar o pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor.
Lavenère presidiu a Ordem entre 1991 e 1993 e era Membro Honorário Vitalício da OAB, que decretou sete dias de luto por sua morte.
O presidente nacional da entidade, Beto Simonetti, lamentou a morte de Lavenère em comunicado.
“O sentimento que nos toma é a tristeza. Quem partiu foi um dos imprescindíveis da advocacia. Um homem com alma generosa e solidária. O presidente Marcelo nos deixa ensinamentos de coragem e altivez”, escreveu Simonetti.
#NotaDePesar I A OAB fará luto de sete dias pelo falecimento do Membro Honorário Vitalício, Marcello Lavenère, neste domingo, 12 de janeiro. Ex-presidente da OAB Nacional, o advogado esteve à frente da Ordem de 1991 a 1993, um período marcante da história do Brasil e da… pic.twitter.com/MPrgwlU6xr
— OAB Nacional (@CFOAB) January 12, 2025
Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou a morte de Lavenère e relembrou sua atuação na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
“Sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social, Lavenère deixou se legado na advocacia do Brasil e à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e se dedicou à luta pela reparação às vítimas da ditadura. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Marcello Lavènere”, declarou Lula.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, publicou mensagem nas redes sociais ressaltando a liderança do jurista à frente da OAB nos anos 1990.
“Marcello Lavenère deixa um legado memorável para a advocacia e para a sociedade brasileira. Durante sua atuação à frente da OAB, desempenhou papel crucial em momentos históricos da luta democrática do Brasil, destacando-se pela firmeza de princípios, coragem e compromisso com os valores fundamentais do Estado Democrático de Direito”, diz trecho do texto.
NOTA OFICIAL DE PESAR
Brasília, 12 de janeiro de 2025
O Advogado-Geral da União (AGU) manifesta profundo pesar pelo falecimento do ilustre advogado, professor universitário e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcello Lavenère Machado,… pic.twitter.com/P2WSPzFqK9
— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) January 12, 2025
Este conteúdo foi originalmente publicado em Morre Marcello Lavenère, ex-presidente da OAB, aos 86 anos no site CNN Brasil.
Fonte: CNN