A doação de sangue é um procedimento que salva vidas e é bastante simples de fazer. Basta ir a um banco de sangue (em alguns locais é preciso agendar) e não vai demorar muito tempo. Contudo, muitas pessoas ainda têm receio por acreditarem que pode haver algum perigo ao doar sangue ou não entenderem bem como o processo ocorre.
No entanto, de acordo com as autoridades de saúde, doar sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Desde que seja feito em um local de confiança, não há riscos de contaminação ou infecção, pois nenhum material é reutilizado e todo doador passa por uma consulta prévia, onde são avaliadas as condições gerais de saúde.
Vale lembrar que, para poder fazer uma doação de sangue, é preciso se encaixar em alguns requisitos, como:
- Ter mais de 50kg;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de um consentimento formal dos responsáveis e maiores de 60 só podem doar se já tiverem feito isso antes);
- Estar bem alimentado e descansado (tendo dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e evitado alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores).
Homens podem doar quatro vezes ao ano, enquanto as mulheres podem fazer até três doações anuais. “A reposição dos estoques de ferro é mais demorada nas mulheres por conta das perdas durante os ciclos menstruais”, explica Guillermo Orjuela, Diretor Médico da Divisão de Medicina Transfusional da Abbott para América Latina e Canadá.
Confira as outras dicas no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles