Cessar-fogo na Faixa de Gaza traz esperança, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (15), que o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza traz esperança para a solução do conflito.

“Após tanto tempo de sofrimento e destruição, a notícia de que um cessar-fogo em Gaza foi finalmente negociado traz esperança. Que a interrupção dos conflitos e a libertação dos reféns ajudem a construir uma solução duradoura que traga paz e estabilidade a todo Oriente Médio”, disse Lula.

Israel e Hamas chegaram a um acordo para libertação de reféns e cessar-fogo, segundo disse uma fonte à CNN. Entretanto, o gabinete israelense precisa aprová-lo por maioria simples.

O acordo será implementado em três fases, sendo que a primeira teria duração de 42 dias. Segundo o primeiro-ministro do Catar, ele terá início no dia 19 de janeiro.

Na primeira, seriam libertos 33 reféns mantidos pelo Hamas e seus aliados desde 7 de outubro de 2023. Em troca, Israel libertaria “centenas” de prisioneiros palestinos.

A Suprema Corte do país ouvirá petições de qualquer um que se oponha à libertação de prisioneiros palestinos.

Israel acredita que a maioria dos 33 reféns a serem libertos na primeira fase do acordo estão vivos.

Itamaraty

O governo brasileiro recebeu “com grande satisfação” o anúncio pelos governos do Catar, do Egito e dos Estados Unidos, de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

“Se confirmado oficialmente pelas partes envolvidas, o acordo interrompe o conflito que, em 15 meses, vitimou fatalmente mais de 46 mil palestinos, com grande proporção de mulheres e crianças, e mais de 1.200 israelenses, além de mais de 160 jornalistas e 265 funcionários das Nações Unidas”, disse o Itamaraty em nota divulgada nesta quarta-feira.

No texto, o Ministério das Relações Exteriores ressalta que o conflito causou ainda o deslocamento forçado de centenas de milhares de pessoas e a destruição da infraestrutura do território palestino, incluindo hospitais e escolas, gerando danos indiretos para gerações atuais e futuras.

“O Brasil exorta as partes envolvidas a respeitarem os termos do acordo e a garantirem a cessação permanente das hostilidades, a libertação de todos os reféns e a entrada desimpedida de ajuda humanitária a Gaza, assim como a assegurarem as condições necessárias para o início do urgente processo de reconstrução de sua infraestrutura civil”, prosseguiu.

Na nota, o Brasil apela ainda pela retomada imediata do processo de paz entre israelenses e palestinos e reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável, vivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cessar-fogo na Faixa de Gaza traz esperança, diz Lula no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Vem transformação por aí? Simone Mendes revela se pretende fazer novas cirurgias

Simone Mendes abriu uma caixinha de perguntas no Instagram para interagir com os seguidores nesta quarta-feira (15/1), e os internautas aproveitaram para conversar com...

Cássio inicia temporada no Cruzeiro mirando idolatria em novo clube

Um dos maiores goleiros em atividade no país, Cássio chegou ao Cruzeiro no meio de 2024 para ser um dos pilares do projeto de...

Protetor solar do dia a dia deve ser diferente do usado na praia?

O protetor solar é um item indispensável na rotina de cuidados com a pele. O produto protege contra os danos causados pelos raios ultravioletas,...