Braga Netto pede devolução de itens apreendidos no inquérito do golpe

A defesa do general Walter Braga Netto pediu na noite de quarta-feira (15) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução de aparelhos eletrônicos apreendidos pela Polícia Federal (PF) na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado.

Entre os itens estão celular, pendrives e computador, apreendidos em quatro endereços vinculados a Braga Netto durante a Operação Tempus Veritatis, deflagrada em 8 de fevereiro de 2024.

A defesa argumenta que o conteúdo dos aparelhos já foi extraído e, inclusive, utilizado na elaboração do relatório final das investigações, que culminou no indiciamento do general.

“A manutenção dos aparelhos e mídias apreendidos não mais interessa ao processo, permitindo sua restituição”, escreveu a defesa.

As perícias iniciais nos materiais apreendidos em 2024 apontaram para o envolvimento do militar na articulação política para tentativa de golpe, inclusive, com planos e confecções de documentos.

Braga Netto, que é ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), está preso preventivamente desde 14 de dezembro. O militar é suspeito de tentar obter dados da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

A PF argumentou que sua liberdade poderia representar risco à ordem pública, já que ele teria condições de cometer novos atos que poderiam interferir na investigação.

Bolsonaro: entenda passo a passo do julgamento no STF

Este conteúdo foi originalmente publicado em Braga Netto pede devolução de itens apreendidos no inquérito do golpe no site CNN Brasil.

Israel pode enfrentar déficit de soldados em meio à nova ofensiva em Gaza

À medida que os estágios iniciais de um grande ataque à Cidade de Gaza se moldam, Israel está convocando dezenas de milhares de reservistas...

João Fonseca com Del Potro: horário e onde assistir ao duelo de duplas

João Fonseca formará dupla com o argentino Juan Martín Del Potro nesta quinta-feira (21), em evento que deve começar por volta das 21h (de...

Lula participa de cúpula amazônica em Bogotá e busca consenso para COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quinta-feira (21) em Bogotá, na Colômbia, para participar da Cúpula de Presidentes da Organização...