O ator chinês Wang Xing, conhecido por papéis em doramas como “Fox Spirit Matchmaker: Red-Moon Pact”, foi dado como desaparecido após viajar à Tailândia para um suposto teste de elenco de um filme no início deste mês. Ele foi resgatado pelas autoridades tailandesas após três dias em Mianmar, e a polícia confirmou que o caso envolve tráfico humano. O incidente gerou grande repercussão nas redes sociais, mobilizando os internautas nas buscas por Wang.
De acordo com o Bangkok Post, Wang Xing, também conhecido como Xingxing, foi dado como desaparecido na província de Tak, localizada na fronteira com Myawaddy, em Mianmar. Região conhecida por grandes atividades criminosas e ser um ponto crítico para o tráfico de pessoas, operado por quadrilhas.
Veja as fotos
O ator viajou até a Tailândia após receber uma proposta de trabalho para integrar o elenco de um filme, mas ao chegar no país logo percebeu que se tratava de um golpe, ao ser levado até a fronteira e forçado a participar de um esquema para enganar outros chineses. Por sorte, sua namorada, Jia, repercutiu o caso nas redes sociais, mobilizando internautas e reportou a situação a polícia, auxiliando nas investigações.
Em uma declaração à mídia local, um inspetor-geral da Polícia Real Tailandesa afirmou que, com base em uma investigação preliminar, acredita-se que Wang Xing tenha sido “vítima de tráfico de pessoas”. O inspetor ainda destacou que Wang não sofreu agressões ou abusos.
O ator contou à polícia que toda a proposta foi feita por meio de um aplicativo de mensagens, por um chinês que se apresentava como representante de uma conhecida empresa de entretenimento tailandesa.
Em 3 de janeiro, Wang chegou na Tailândia e o suspeito enviou um carro para buscá-lo em um aeroporto de Bangkok, e levá-lo para Mae Sot, na província de Tak na fronteira com o Mianmar. Após esta data, ele teve o cabelo raspado e foi mantido refém por três dias.
O Ministério da Segurança do Estado da China informou nesta sexta-feira (17/1) que as polícias chinesa e tailandesa prenderam em conjunto 12 suspeitos de crimes nacionais e estrangeiros em operações fraudulentas que levaram cidadãos chineses a desaparecerem e ficarem presos. Em um comunicado, o ministério se comprometeu com uma “repressão de alta pressão” contra fraudes em redes de telecomunicações transfronteiriças.
Fonte: Portal LEODIAS