Tumor no pâncreas: entenda diagnóstico de Léo Batista

O jornalista esportivo Léo Batista, de 92 anos, foi diagnosticado com um tumor no pâncreas. A confirmação foi feita pelo Hospital Rios D’Or, em boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira (17/1).

O locutor esportivo foi internado no último dia 6, com quadro de desidratação e dor abdominal. Ele segue em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) do hospital, localizado na Freguesia, zona oeste do Rio de Janeiro.

Tumor no pâncreas

Nem todos os tumores no pâncreas são cânceres. Alguns são benignos, enquanto outros podem se tornar câncer ao longo do tempo se não forem tratados (conhecidos como pré-cânceres), como destaca o Instituto Oncoguia.

O câncer de pâncreas é uma doença silenciosa e agressiva. Os sintomas são frequentemente confundidos com os de outras condições e, por isso, o diagnóstico costuma ser tardio, permitindo que o quadro evolua para estágios mais graves antes de qualquer intervenção.

Conheça as principais formas de tumores no pâncreas:

Neoplasias císticas serosas
Também conhecidas como cistoadenomas serosos, são tumores que têm cistos preenchidos de líquido. Eles são quase sempre benignos e a maioria não precisa de tratamento. A exceção é para os que crescem e causem sintomas.

Neoplasias císticas mucinosas
Conhecidas como cistoadenomas mucinosos, são tumores que têm cistos preenchidos por uma substância gelatinosa, denominada mucina de crescimento lento. Eles aparecem principalmente em mulheres.

Embora não seja propriamente um câncer, a Sociedade Americana de Câncer alerta que esse tumor pode se tornar maligno se não for tratado. “Por essa razão, eles geralmente são retirados cirurgicamente”, esclarece.

Neoplasia mucinosa papilar intraductal
Este é um tumor benigno que cresce nos ductos pancreáticos. Ele pode se tornar um câncer se não for tratado. Algumas neoplasias deste tipo podem apenas ser acompanhadas com exames, mas outras podem precisar ser removidas cirurgicamente.

Neoplasia pseudopapilar sólida
São tumores raros, de crescimento lento que quase sempre ocorrem em mulheres jovens. Eles devem ser tratados cirurgicamente para prevenir a disseminação para outras partes do corpo. “O prognóstico para os pacientes com esses tumores é normalmente muito bom”, afirma a Sociedade Americana de Câncer.

Sintomas

Embora o tumor geralmente não cause sintomas perceptíveis nos estágios iniciais da doença, pequenas mudanças no corpo podem surgir à medida que ele progride. Eles podem incluir:

  • Icterícia;
  • Perda de apetite e peso;
  • Alterações nas fezes;
  • Dor abdominal ou nas costas;
  • Indigestão.

“O câncer ocorre quando as células crescem de forma irregular e formam um tumor. Por estar localizado em um órgão de pouca sensibilidade, os sintomas geralmente se confundem com os de condições comuns, como dores no estômago ou nas costas”, explicou o oncologista Márcio Almeida, da Oncoclínicas Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Ex-BBB Davi Brito assume namoro com cirurgiã-dentista. Veja fotos!

Calma, Calabreso! Davi Brito está apaixonado e assumiu nesta sexta-feira (17/01) o relacionamento sério com uma cirurgiã-dentista. Por meio das redes sociais, o baiano com...

A três dias de Biden deixar a Casa Branca, Lula publica foto deles juntos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou nesta sexta-feira (17), nas redes sociais, uma publicação de reconhecimento ao presidente dos...

Ella revela sonho de casar virgem e na igreja após redesignação sexual

Após realizar a cirurgia de redesignação, a cantora Ella Viana (foto em destaque), de 27 anos, respondeu várias perguntas de fãs onde falou sobre...