Jejum intermitente oferece 2 benefícios importantes contra a obesidade

Um estudo feito por pesquisadores espanhóis revela que o jejum intermitente oferece dois benefícios importantes para pessoas com obesidade. Além de levar à perda de peso, a estratégia alimnetar melhora a regulação de alguns dos principais processos do corpo.

O jejum intermitente é uma estratégia alimentar muito utilizada para o emagrecimento. O método consiste em consumir as refeições do dia em um curto período, passando a maior parte do dia sem ingerir nenhum alimento. Esse tempo costuma variar entre 12 a 16 horas.

Como foi feita a pesquisa

A equipe de pesquisa da Espanha acompanhou 197 voluntários com sobrepeso ou obesidade, com idades entre 30 e 60 anos. Durante 12 semanas, os participantes seguiram a dieta mediterrânea, que consiste em alto consumo de vegetais e legumes. Além disso, todos tinham alimentação com restrição de tempo (TRE, na sigla em inglês).

“TRE parece ser uma abordagem alimentar segura, bem tolerada e viável para adultos com sobrepeso ou obesidade”, relatam os pesquisadores no artigo publicado em 7 de janeiro, na revista Nature Medicine.

Os participantes foram divididos em quatro subgrupos de acordo com o período em que faziam o jejum. O primeiro deveria restringir a alimentação a oito horas pela manhã e à tarde; o segundo restringir a alimentação dentro de oito horas entre a tarde e a noite; o terceiro poderia comer durante qualquer período de oito horas escolhido pelo participante; e o quarto não tinha restrições alimentares, além de seguir a dieta mediterrânea.

Jejum intermitente e obesidade

Depois do período de observação, os dados mostraram que os participantes que fizeram o jejum intermitente perderam, em média, de 2 a 3 kg a mais do aqueles que não seguiram a estratégia. As variações nos horários em que os subgrupos de voluntários podiam se alimentar não mostrou mudanças significativos no emagrecimento.

Ao analisar a  perda de gordura, os pesquisadores não encontraram diferenças na redução de tecido adiposo visceral em nenhum dos grupos. Esta é a gordura que envolve os órgãos do corpo humano e está associada à saúde cardiometabólica.

Por outro lado, o subgrupo que seguiu a alimentação com restrição de tempo pela manhã e tarde reduziu o tecido adiposo subcutâneo (TAS), o tipo mais visível de gordura, localizado abaixo da pele.

Além disso, os níveis de glicose desses participantes foram melhor regulados quando eles não estavam comendo e durante a noite, indicando que o corpo estava controlando a glicose de uma forma mais saudável

Foto colorida de prato de salada e relógio azul - Metrópoles
Jejum intermitente auxilia no processo de emagrecimento

Os pesquisadores concluíram que parar de comer mais cedo no dia pode dar ao corpo mais tempo para processar adequadamente os alimentos e nutrientes. Assim, eles observam que a alimentação com restrição de tempo é positiva para a dieta de pessoas com sobrepeso e obesidade.

“A literatura atual sugere que o TRE é bem tolerado, tem altas taxas de adesão com efeitos colaterais mínimos e resulta em reduções modestas no peso corporal e leves melhorias na saúde cardiometabólica em indivíduos com sobrepeso ou obesidade”, concluem.

Apesar disso, vale lembrar que ainda há dúvidas sobre como exatamente o jejum intermitente afeta o corpo e quais efeitos colaterais negativos podem ocorrer.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Haddad não pode esconder ineficiência me atribuindo méritos, diz Duda Lima

Ex-marqueteiro de Jair Bolsonaro (PL), Duda Lima disse não ter participado diretamente da produção do vídeo viral do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre o...

Investidor do Atlético-MG promete anunciar reforço na próxima semana

Nos Estados Unidos para acompanhar o Atlético-MG, o empresário Rubens Menin, presidente do Conselho da MRV, do Inter e sócio controlador da CNN Brasil,...

Trump: Deportações em massa começarão “muito rapidamente” após a posse

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu governo está planejando executar deportações em massa de imigrantes sem documentação “muito rapidamente”...