Mirella Archangelo, de 18 anos, é uma jovem apaixonada pela comunicação e descobriu muito cedo o desejo de graduar-se em jornalismo, com apenas 11 anos de idade. Realizou o Enem 2024 e obteve 960 como nota na redação, confirmando que ela nasceu sim para trabalhar na área desejada. A reportagem do portal LeoDias conversou com a paulista, que após viralizar em 2017 com o vídeo ao lado de seus irmãos, mostrando a rua do seu bairro esburacada, pôde conheceu a apresentadora Glória Maria (que morreu em 2023). O encontro foi decisivo para a estudante decidir o futuro profissional.
A moradora de São Paulo contou como enxerga a profissional que a ajudou a escolher uma carreira: “Para mim, a Glória Maria é uma referência de jornalista e de como eu quero fazer o jornalismo. Claro, fazer da minha maneira, sendo Mirella Archangelo, mas é um reflexo, espelho, inspiração para mim de tudo que ela fez, de todas as viagens que ela realizou, todas as reportagens que ela fez.”
Veja as fotos
Leia Também
“Um dia [quero] ter a oportunidade de fazer como ela fez, mas também fazer isso da minha maneira, sendo Mirella Archangelo, sendo quem eu sou de verdade”, continuou ela.
Mirella planeja fazer o curso na sua cidade, em Ribeirão, utilizando sua nota do Enem para conseguir uma bolsa 100% pelo Prouni. “Atualmente, eu digo que eu não tenho uma área específica que eu quero trabalhar. Como eu ainda não tive contato com a parte teórica, enfim, com a faculdade mesmo de jornalismo, eu não posso falar que realmente é trabalhar somente na TV e somente isso. Eu gosto muito da parte da televisão, sou apaixonada por essa área de câmera, gravar microfone, mas não é total certeza que é isso que eu quero fazer mesmo”, esclarece ela.
Além de ter esse gosto por televisão, a jovem gosta de escrever, por isso ainda não decidiu o segmento dentro do jornalismo que vai seguir. Apesar de estar animada para frequentar uma universidade, ela não esconde o medo do novo:
“As minhas expectativas para o curso são muito altas, eu estou bastante ansiosa e com medo, por conta que eu nunca tive esse contato com o outro lado do jornalismo, eu sempre tive a prática amadora de fazer aqui de brincadeira, no início uma brincadeira, eu entrevisto pessoas que vêm aqui na minha cidade, mas eu nunca tive esse contato com a parte da teoria”.
Redação nota 960
“Eu me senti muito feliz e muito grata com a nota que eu tirei no Enem, porque pra mim é símbolo de todo o esforço e dedicação que eu tive durante três anos. É muito gratificante você conseguir ver resultado tão positivo após ter se esforçado tanto constantemente, diariamente”, disse Mirella. O tema para o texto deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Ela também relatou que estudar não é uma tarefe fácil, principalmente no Brasil, pois se propagou nas redes sociais de que a graduação é perda de tempo.
Fonte: Portal LEODIAS