A Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA na sigla em inglês) afirmou ter quatro mil caminhões de ajuda prontos para entrar em Gaza neste domingo (19), quando o cessar-fogo entrou em vigor.
Cerca de metade deles carregam comida e farinha, escreveu a UNRWA em um post na rede social X.
Tom Fletcher, Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Humanitários e Coordenador de Socorro de Emergência (OCHA), fez uma publicação no X neste domingo afirmando que não há “tempo a perder”.
“Estamos em cruzamentos, prontos para enviar comboios de ajuda para Gaza. Alimentos e remédios que salvam vidas para os sobreviventes”, informou.
We are on crossings ready to get aid convoys moving into Gaza at scale and pace. Lifesaving food and medicine for survivors. No time to lose.
Huge thanks to our teams from across the UN who have prepared tirelessly for this moment, ready to deliver with courage and creativity.
— Tom Fletcher (@TFletcher) January 19, 2025
O acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entrou em vigor neste domingo (19) após um atraso de quase três horas.
Conforme o acordo, a ajuda humanitária para o território será aumentada para 600 caminhões por dia – um crescimento significativo no que foi permitido até agora.
No entanto, um oficial humanitário da ONU alertou anteriormente que isso seria “apenas um começo” para lidar com a crise humanitária da Faixa de Gaza.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Quatro mil caminhões de ajuda estão prontos para entrar em Gaza, diz UNRWA no site CNN Brasil.