“Dia muito emocionante”, diz Netanyahu sobre soltura de reféns israelenses

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou um vídeo neste domingo (19) mostrando a reação do premiê ao receber a notícia da libertação de três reféns israelenses pelo Hamas.

As três reféns foram soltas pelo Hamas e voltaram para Israel horas após o cessar-fogo em Gaza entrar em vigor.

“Elas estão saindo da escuridão para a luz. Elas estão saindo da escravidão para a liberdade”, disse Netanyahu ao coordenador para os reféns e os desaparecidos Brigadeiro-General (Res.) Gal Hirsch.

Hirsch informou Netanyahu por telefone quando Romi Gonen, Doron Steinbrecher e Emily Damari se encontraram com as Forças do Exército de Israel em Gaza, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.

O Exército informou que as três israelenses se reuniram com suas mães em um ponto de encontro dentro de Israel, perto do kibutz e do festival de música próximo ao local onde foram sequestradas no ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

O acordo de cessar-fogo em Gaza será implementado em três fases, sendo que a primeira terá duração de 42 dias.

Inicialmente, serão libertados 33 reféns mantidos pelo Hamas e seus aliados desde 7 de outubro de 2023 – três já foram libertadas neste domingo (19). Em troca, Israel deve libertar “centenas” de prisioneiros palestinos.

Israel acredita que a maioria dos 33 reféns a serem soltos na primeira fase do acordo estão vivos.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Dia muito emocionante”, diz Netanyahu sobre soltura de reféns israelenses no site CNN Brasil.

Qual é o melhor óleo na hora de cozinhar? Nutricionistas explicam

O óleo é essencial na cozinha, ele pode ser usado para dourar um frango, refogar a cebola ou fritar ovos, por exemplo. A variedade...

BBB25: Arleane e Marcelo, Edy e Raissa e Diogo e Vilma estão no 1º Paredão

Quem está no primeiro Paredão do BBB25 são as duplas Arleane e Marcelo, Edilberto e Raissa e Vilma e Diogo Almeida. Eles disputam a...

Papa Francisco diz que plano de deportação de Trump é uma “vergonha”

O Papa Francisco descreveu o plano do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de deportar imigrantes como uma “vergonha”. O pontífice foi questionado durante...