“Dia muito emocionante”, diz Netanyahu sobre soltura de reféns israelenses

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou um vídeo neste domingo (19) mostrando a reação do premiê ao receber a notícia da libertação de três reféns israelenses pelo Hamas.

As três reféns foram soltas pelo Hamas e voltaram para Israel horas após o cessar-fogo em Gaza entrar em vigor.

“Elas estão saindo da escuridão para a luz. Elas estão saindo da escravidão para a liberdade”, disse Netanyahu ao coordenador para os reféns e os desaparecidos Brigadeiro-General (Res.) Gal Hirsch.

Hirsch informou Netanyahu por telefone quando Romi Gonen, Doron Steinbrecher e Emily Damari se encontraram com as Forças do Exército de Israel em Gaza, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.

O Exército informou que as três israelenses se reuniram com suas mães em um ponto de encontro dentro de Israel, perto do kibutz e do festival de música próximo ao local onde foram sequestradas no ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

O acordo de cessar-fogo em Gaza será implementado em três fases, sendo que a primeira terá duração de 42 dias.

Inicialmente, serão libertados 33 reféns mantidos pelo Hamas e seus aliados desde 7 de outubro de 2023 – três já foram libertadas neste domingo (19). Em troca, Israel deve libertar “centenas” de prisioneiros palestinos.

Israel acredita que a maioria dos 33 reféns a serem soltos na primeira fase do acordo estão vivos.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Dia muito emocionante”, diz Netanyahu sobre soltura de reféns israelenses no site CNN Brasil.

Transformação no mercado de contêineres acirra disputa em portos

O mercado brasileiro dos terminais de contêineres passou por uma rápida transformação nos últimos anos, com o avanço de grandes companhias de navegação no...

Volta Redonda x CRB: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em busca de pontos importantes na Série B do Campeonato Brasileiro, Volta Redonda e CRB se enfrentam nesta segunda-feira (18), às 19h (de Brasília),...

Outorga de leilão em Santos despencará com restrições, diz estudo

A adoção de restrições pode reduzir em até R$ 1,2 bilhão o valor de outorga no leilão do Tecon Santos 10, segundo estudo do...