General Gleuber Vieira, último ministro do Exército, morre aos 91 anos

Ex-comandante do Exército, o general Gleuber Vieira morreu, aos 91 anos, neste domingo (19).

A informação foi confirmada pelo Exército brasileiro por meio de uma nota de pesar.

“Prestamos nossas homenagens e expressamos as mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com este grande líder. Que sua memória inspire futuras gerações de brasileiros a servir com honra e dedicação à Pátria”, afirmou o Exército na nota.

O militar foi o último ministro do Exército antes da reestruturação das Forças Armadas e da criação do Ministério da Defesa, entre janeiro e junho de 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Gleuber Vieira também foi o primeiro comandante da instituição no período de 10 de junho de 1999 a 1º de janeiro de 2003, momento em que o Brasil ampliou a participação em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), em Moçambique e Angola.

O ex-ministro foi responsável pela implementação e abertura de Colégios Militares, do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército para mulheres e da Fundação Cultural Exército Brasileiro (Funceb), além de publicações como “História Oral do Exército na Segunda Guerra Mundial” (2001).

“Sua contribuição e legado permanecerão eternamente vivos na história do Brasil”, concluiu a instituição.

*Sob supervisão de Douglas Porto

Este conteúdo foi originalmente publicado em General Gleuber Vieira, último ministro do Exército, morre aos 91 anos no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Bolsonaro chora ao acompanhar posse de Trump pela TV; vídeo

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro compartilhou nas redes um vídeo no qual o pai chora...

Jovens brasileiros mostram mais apoio à legalização do aborto do que da maconha

Jovens brasileiros mostram mais apoio à legalização do aborto do que da maconha Pesquisa revela que, apesar da expectativa de maior progressismo, menos da metade...

Nos EUA, parlamentares incluem Bolsonaro em eventos por chamada de vídeo

Mesmo estando impedido de viajar aos Estados Unidos, por conta de estar com o passaporte retido pela Polícia Federal (PF), desde fevereiro de 2024,...