Em busca de melhores resultados, praticantes de atividades físicas têm apostado na dupla café e whey protein. A combinação das duas bebidas une elementos poderosos para a busca de resultados: a cafeína, um estimulante natural, e o whey protein, proteína de alta qualidade e rápida absorção.
A nutricionista Elaine Klein, da Bodytech, explica que a cafeína estimula o sistema nervoso central, melhorando a concentração, o estado de alerta e a energia. A adição do whey protein não interfere nos benefícios do café. Além do impulso energético, o consumidor tem a vantagem adicional da saciedade e recuperação muscular.
“A proteína é conhecida por ser altamente saciante, ajudando a controlar o apetite. Quando combinado ao café, que tem efeito anorexígeno (reduz o apetite), o shake de whey protein se torna uma boa opção para quem busca estratégias para controlar o consumo calórico, especialmente como um lanche entre as refeições ou pré-treino”, afirma a nutricionista.
A nutricionista Thalia Gutierrez, do Hospital São Cristóvão Saúde, acrescenta que o café é um excelente aliado para a prática esportiva. Ele tem efeito termogênico, ou seja, queima mais calorias, mesmo quando se está em repouso, contribuindo para a perda de peso.
“A cafeína ajuda no gasto calórico, aumenta a energia durante os exercícios, minimiza a fadiga e auxilia na perda de gordura. Além disso, o café é isento de calorias e possui excelentes vitaminas e minerais”, explica a especialista.
Benefícios do café com whey
- Melhora da circulação e transporte de nutrientes: a cafeína melhora a circulação sanguínea, facilitando o transporte dos aminoácidos provenientes do whey para os músculos. Isso acelera o processo de reparação e recuperação muscular;
- Redução do estresse oxidativo: exercícios físicos intensos geram radicais livres que podem causar danos às células musculares. O café, por meio de compostos bioativos como os polifenóis, possui propriedades que ajudam a combater esses agentes oxidantes, complementando os efeitos protetores do whey;
- Aumento na sensibilidade à insulina: alguns estudos sugerem que a cafeína pode melhorar a sensibilidade à insulina, o que ajuda na absorção dos nutrientes pelas células musculares. Isso potencializa o aproveitamento dos aminoácidos do whey na síntese protéica, maximizando os resultados;
- Redução da fadiga muscular: a cafeína reduz a percepção de esforço e a fadiga muscular, o que é benéfico durante e após o treino. Quando combinada com o whey, a pessoa tem uma recuperação mais eficiente, aliada com o crescimento muscular.
Como preparar whey protein com café
- Escolha um whey protein de sabor neutro ou que harmonize com café, como baunilha ou chocolate;
- Adicione o whey ao café quente ou frio e misture bem;
- Evite adicionar açúcar ou adoçantes;
- Consuma antes ou após o treino.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles