A acusação de plágio feita por Toninho Geraes contra Adele ganhou um novo capítulo. Agora, a pedido da defesa do compositor brasileiro, o músico Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, prepara um laudo para comprovar que Million Years Ago é uma cópia de Mulheres.
O que aconteceu
- Toninho Geraes moveu uma ação contra a cantora Adele. No processo, ele alega que a música da Million Years Ago, sucesso da britânica, é um plágio de Mulheres, uma das composições mais famosas do brasileiro.
- Em nova fase do processo, o músico e compositor Rafael Bittencourt foi contratado para preparar um laudo que mostre que a música de Adele é realmente um plágio.
- Segundo o guitarrista do Angra, existe uma “sincronicidade perfeita” entre as duas obras. “As duas obras podem ser executadas simultaneamente sem cacofonia, sem macular a harmonia, a ideia rítmica ou a melodia”, afirmou ao jornal O Globo.
- Ele aproveitou ainda para fazer uma analogia e convidar a uma reflexão sobre coincidências entre as obras.
- “Imagine que eu peça para várias pessoas desenharem um trem com uma locomotiva e sete vagões, representando a regra dos oito compassos musicais. Os vagões podem ter tamanhos diferentes. E cada um deles deve ter pelo menos quatro camadas com texturas e cores diferentes. Qual a chance de duas pessoas, no mundo todo, desenharem praticamente o mesmo trem?”
- Rafael Bittencourt acredita que o plágio não foi feito com má-fé. Ele explica que é comum que os músicos se baseiem em algo que ouviram em momentos diversos da vida quando criam um produto novo.
- A execução da música de Adele está proibida em meios físicos, como shows, e pode ser reproduzida apenas em serviços de streaming após decisão liminar.
- Em tentativa de suspender a liminar, a defesa da cantora britânica alegou que as músicas se parecem porque “várias canções se utilizam de um clichê musical”, que seria a progressão de acordes pelo círculo de quintas.
Fonte: Metrópoles