O verão é marcado por dias quentes e ensolarados na maior parte do Brasil, quando as pessoas aproveitam para viajar e ir à praia ou piscina. Sem os cuidados necessários, a exposição excessiva ao sol pode resultar em câncer de pele.
É importante estar atento aos sinais e sintomas que o corpo dá. Alguns deles são pouco conhecidos e acabam passando despercebidos, como o aparecimento de manchas nas unhas.
O surgimento de manchas nas unhas é um sinal pouco percebido pela maiorias das pessoas quando o assunto é tumor na pele. Porém, a Academia Americana de Dermatologia (AAD) recomenda atenção.
“Ao verificar o corpo em busca de sinais de câncer, muitas pessoas podem pensar apenas na pele. No entanto, é importante olhar as unhas também”, afirma a AAD.
Cinco sintomas de câncer de pele nas unhas:
- Faixa escura: a doença pode se manifestar com uma linha de colocação marrom ou preta na unha. Ela pode aparecer em qualquer um dos dedos, mas é mais recorrente no polegar ou dedão do pé;
- Pele escura na lateral da unha: quando a pele ao redor da unha fica mais escura, pode ser um sinal de melanoma avançado;
- Unha levantada: os dermatologistas explicam que quando isso ocorre, a unha começa a se separar da pele que a prende ao dedo. A borda livre na parte superior da unha começa a parecer mais longa à medida que a unha é levantada;
- Rachadura das unhas: esse fenômeno ocorre quando uma unha se divide ao meio;
- Protuberância ou nódulo sob as unhas: podem ser de espessura mais larga ou estreita, com formato irregular e de coloração escura, por exemplo.
O oncologista Márcio Almeida, da Oncoclínicas Brasília, recomenda que as pessoas procurem orientação médica ao perceberem o surgimento de manchas incomuns no local.
“Caso apresente uma mancha marrom, azul ou preta no formato de uma faixa, que vá desde o início até a ponta da unha, é imprescindível buscar um dermatologista. O profissional fará exames para analisar se há um tumor no local”, alerta.
Câncer de pele
O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Ele é mais comum a partir dos 40 anos de idade e considerado raro em crianças e pessoas negras. A doença é causada principalmente pela exposição excessiva ao sol.
Existem dois subtipos do câncer de pele: o melanoma e não melanoma. O primeiro é uma das formas mais sérias da doença devido à alta possibilidade de provocar metástase. Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles