A apresentadora Xuxa Meneghel, 61 anos, passou por uma cirurgia nesta terça-feira (21/1) e permanece internada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Ela realizou uma artroscopia no joelho.
Segundo o boletim médico divulgado pela unidade de saúde, “o procedimento durou cerca de 20 minutos, sem intercorrências” e a apresentadora “encontra-se bem, caminhando e se alimentando normalmente”. A previsão é que a artista receba alta nesta quarta-feira (22/1).
O que é a artroscopia?
A artroscopia é um procedimento minimamente invasivo muito utilizado para tratar lesões no joelho, especialmente as de menisco que não respondem ao tratamento conservador.
O cirurgião ortopedista Isaias Chaves dos Santos, especialista em joelho e quadril que atua em Brasília, explica que a artroscopia consiste em duas pequenas perfurações, de cerca de 1 centímetro cada, que permitem o acesso à articulação do joelho.
“Uma perfuração recebe a cânula de vídeo para visualização, enquanto a outra é usada para manipulação e reparo das lesões meniscais com pinças. O procedimento tem como principal vantagem a recuperação rápida e menos dolorosa, permitindo ao paciente alta no mesmo dia para iniciar a reabilitação”, detalha.
A artroscopia não é apenas para tratar lesões de menisco, mas também pode ser usada para lesões na cartilagem e até para diagnósticos de doenças que não podem ser esclarecidas apenas com exames físicos e de imagem.
Como é a recuperação após a cirurgia?
“No pós-operatório imediato, deve ser evitada a sobrecarga de peso sobre o membro afetado. Normalmente, o paciente precisa de muletas para se locomover durante poucos dias. Após, mais ou menos, uma semana, ele deverá iniciar as sessões de fisioterapia para tratar das dores e da movimentação do joelho”, explica o ortopedista Márcio Silveira, da clínica Salus Ortopedia, em Brasília.
A recuperação varia conforme o tipo de tratamento realizado. No caso de lesões de menisco, a reabilitação segue algumas etapas importantes:
- Imediatamente após a cirurgia, o paciente começa a reabilitação com controle da dor e atividade inflamatória, usando compressas frias e analgesia.
- Caminhadas com ou sem muletas são permitidas conforme a tolerância do paciente, sendo recomendado manter o membro elevado para evitar inchaço.
- Fisioterapia é iniciada logo após a alta hospitalar, com foco no controle da dor e recuperação da mobilidade articular. O processo pode durar de 5 a 14 dias.
- Após o retorno completo da mobilidade, começa o fortalecimento muscular, preparando o paciente para o retorno gradual às atividades físicas.
A recuperação é mais rápida e menos dolorosa do que em cirurgias abertas devido à natureza minimamente invasiva da artroscopia. Contudo, a recuperação pode variar de acordo com o tipo de lesão e o perfil de cada paciente.
Como prevenir lesões no menisco?
Santos compartilha dicas essenciais para prevenir lesões no menisco:
- Fortalecimento muscular: ter músculos bem desenvolvidos e preparados é fundamental para proteger o menisco e as articulações de sobrecargas que podem causar lesões;
- Treinamento de mobilidade e alongamento: movimentos limitados ou falta de flexibilidade sobrecarregam as articulações, aumentando o risco de danos. Investir em mobilidade e alongamento ajuda a evitar problemas no menisco;
- Manter o peso saudável: o excesso de peso exerce mais pressão sobre as articulações, incluindo o menisco. Alimentação balanceada e controle do peso são aliados na prevenção de lesões.
- Preparação antes de atividades físicas: começar a prática de esportes, como futebol ou tênis, sem o devido preparo físico aumenta as chances de lesão. É essencial estar com o corpo pronto para a atividade e contar com orientação profissional antes de se aventurar em esportes intensos;
- Consulta especializada: realizar uma avaliação com um especialista antes de iniciar qualquer prática esportiva pode ajudar a identificar fraquezas no corpo e prevenir lesões.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles